Gostei pakas de Returnal, difícil e diferente de outros jogos mas com qualidade de modo geral.

Para os desavisados: esse game é um Roguelike, extremamente focado em gameplay, ação frenética em tempo real com sistema de ciclos, ou seja, assim que morremos o nosso mundo e progressão se resetam; mas calma, conforme vamos avançando nos biomas iremos desbloquear mecânicas com facilitadores permanentes, mas ainda sim, é um jogo um tanto desafiador pra quem não é acostumado, detalhe que ele tem muito Bullet Hell.

A história é um tanto.. confusa? Começa interessante mas depois eu meio que perdi o interesse com o tempo e me foquei totalmente no gameplay, os finais no entanto são bem subjetivos com diversas janelas pra interpretações, então pra quem acha que isso aqui é um Metroid realista ou alguma narrativa ala Alien vai se decepcionar fortemente.

Fator gunplay é bastante divertido, os sensores do dualsense com os gatilhos e tudo aumentaram ainda mais a minha imersão durante aventura. Contamos com uma quantidade considerável de armas com diversos tipos de status e efeitos passivos; podemos coletar consumíveis e objetos que aumentam nossa vida no cenário. Além de entrar em "salas" diferentonas que nos concebem alguma vantagem para aquela run atual.

A trilha sonora é bem bacaninha, principalmente contra alguns chefes e dá aquela empolgada durante os confrontos.

Uma coisa que vale mencionar é a maravilhosa ambientação desse jogo, me lembrou bastante o mangá Blame em especial, os cenários são tão misteriosos e gigantescos que é surpreendente; sabe aquele "vazio filosófico" que rola com Shadows of The Colossus? Senti pra caramba com esse aqui.

Em questão de gráficos, não é um jogo "nova geração" mas também não decepciona com sua qualidade, fica naquele meio termo.

De qualquer forma, Returnal é um ótimo game, mas com certeza não é pra todo mundo, a dificuldade é punitiva e dependendo do jogador a experiência com o título pode ficar cansativa ou até mesmo desagradável, felizmente não foi o meu caso, mas fica ai a descrição.

Reviewed on Jun 23, 2023


Comments