Veredito: relíquia preciosa de valor inestimável.

Tirando talvez o 1º Super Mario Bros, este é - sem discussão - o jogo mais importante já criado. Hoje é comum não acharem grande coisa, até com um pouco de razão. Quase tudo nele já foi MUITO melhorado em outros jogos, e agora parece só um joguinho qualquer. Mas é justo essa a questão: sem Ocarina of Time, tudo o que foi melhorado não existiria. Mira travada? Nasceu aqui. Botão de ação? Aqui também. Combate tridimensional? Aqui. Percepção espacial, puzzles baseados nessa percepção, mundo aberto 3D com uma história principal épica e zilhões de sidequests que se ligam nessa história? Tudo aqui. Antes era comum chamar todo FPS de 'clone de Doom'. Bom, quase todo jogo 3D desde então é, menos ou mais, um clone de Ocarina.

Só que... o que importa mais é o que ele significa pra mim, pessoalmente. Já adorava videogames antes desse jogo, mas ele foi um divisor de águas. Foi o 1º que comprei com grana economizada, e graças a ele isso virou algo frequente. Quando criança não sabia inglês, então bati tanta testa em pedra tentando zerar pela 1ª vez, e depois tentando achar todos os segredos sem entender nada dos diálogos, que acabei decorando todas as reações dos personagens e lugares caso eu fizesse qualquer coisa em qualquer situação possível. Testei tanto cada coisa que decorei os melhores caminhos pra zerar de ponta a ponta numa noite bem virada. E aprendi inglês com ele. Com ele conheci várias pessoas que também gostavam de jogar, me aproximei de outras tantas, que são amigos próximos até hoje. Fiz redações na escola sobre esse jogo, colecionei revistas e mais revistas, usei ele de exemplo em apresentação de projeto de pesquisa na faculdade. Têm jogos que joguei muito. Têm os que eu rejoguei de novo e de novo, até cansar. E aí tem Ocarina.

O Videogame se divide entre pré-Ocarina e pós-Ocarina. Ponto. Tanto na história da arte quanto na minha vida pessoal.

Galera, foi mal a parede de texto mas não dá. Porra, eu sou muito feliz quando tou jogando ele, só isso. Já faz mais de 20 anos, e nada mudou.

#Zelda35thAnniversary

Reviewed on Jul 26, 2021


4 Comments


1 year ago

Review do CDX com nota não existe, não pode te machucar.

BTW, porque não deu 10/10? Fiquei curioso.

1 year ago

Eu dou as notas tudo de uma vez na virada do ano, quando fecho a lista do diário de zerados. =P Só não dei ainda pros de 2020 porque tou organizando minhas anotações dele antes.

Quanto a Ocarina, é um de meus favoritos da vida, mas ainda não gosto tanto quanto os que dou 10/10. Acho que só uns 5 ou menos eu já dei 10/10? XD

1 year ago

Eu só sei que tá chegando a minha hora de jogar ele, tanto que cai de paraquedas na sua review.

A versão de 64 claro, não tenho 3DS :/

1 year ago

This comment was deleted