Veredito: visual novel quase padrão ouro.

Você foi sequestrado e acorda num navio com mais 8 pessoas. Em pouco tempo descobrem que cada uma tem uma bomba no intestino e que só têm 9 horas para acharem a saída, escondida atrás de 9 portas numeradas, antes do navio afundar. E tudo faz parte de um jogo insano e extremamente perturbado, e quem desobedecer as regras... a bomba explode.

999 mistura visual novel (pensa nos livros de aventura dos anos 80/90) e puzzles estilo fugir-da-sala. Tudo é excelente, menos um detalhe. Pra zerar tem que achar o '1º final certo' e depois o '2º final certo' (nos outros finais você perde) e descobrir como faz isso é pura tentativa-e-erro. Alguns diálogos têm partes que tentam ajudar, mas pra conseguir é um caminho tão ultra específico que dói. Não doeria tanto se desse pra pular salas já vencidas (perder e reiniciar permite pular diálogos repetidos, mas não puzzles) e se tivesse a ferramenta de voltar e desfazer decisões anteriores. Mas do jeito que ficou, zerar é puro atrito.

Se isso não te incomoda, ou se você não tem problema em usar detonados depois de perder 3 ou 4 vezes... É um puta jogasso.

Reviewed on Jul 28, 2021


5 Comments


2 years ago

Um detalhe importante é que joguei no DS. A versão de PC/PS4/Vita, além de ter dublagem (não super incrível, mas desativável), tem um fluxograma interativo que mais ou menos resolve os problemas que mencionei aqui do original de DS.

Mas com a desvantagem de perder as 2 telas, que nesse jogo são um recurso importante pra narrativa. Além de ter deixado o último puzzle do jogo ridículo. 😛

1 year ago

Mano, pior que eu só tive problemas com alguns puzzles na reta final. Joguei a versão de PC graças a Jesus, eu já me imagino enlouquecendo tendo que sempre rejogar tudo, então acabei curtindo pra cacete, já que o plot é fantástico. E quanto a segunda tela, eu sempre alternava, então o choque naquele momento foi grande.

Mas... o segundo jogo, Virtue's Last Reward... eu nunca vi um jogo com puzzles de lógica tão difícieis quanto os dele, eu literalmente encostei o jogo porque não sabia o que diabos tinha que fazer e sou orgulhoso pra ver guias. E é tipo, logo no segundo puzzle tu empaca, eu tava ficando uma hora pra completar eles e tava ficando doido querendo ver o plot seguindo. Ele vai ser um dos próximos que irei jogar, dessa vez até o fim, porque o plot é tão bom quanto o do primeiro, já que o 999 só te deixa confuso, e não responde absolutamente nada.

1 year ago

Zerar 999 no DS sem guias é DOLOROSO, sem sacanagem. Ainda bem que os ports resolvem isso.

O resto da franquia não joguei ainda. Mas acho que depois de Road to Gegenna estou preparado para puzzles difíceis. XD

1 year ago

Álias esqueci de mencionar, a versão de DS não tem dublagem, é só no remaster? A dublagem em jap é excelente, ai eu fui pro segundo jogo e o Sigma não falava, só os outros personagens. Claro que é comum protagonistas que não falam em VN, é que dei uma estranhada de ínicio, e se for isso, faz sentido então.

1 year ago

Não, no DS não tem cublagem. Tanto a dublagem como o fluxograma só foram incluídos nos ports.

Até porque não faria sentido, né. O Junpei (protagonista do 999) fala à beça durante o jogo. =P