"Em terras distantes, pronunciam seu nome com reverência e lamentação,
Pois nenhum foi capaz de domar nossas almas selvagens, e mesmo assim você cumpriu o desafio,
Sob a vigilância mais pálida, você ensinou, nós mudamos, instintos básicos foram resgatados,
Um mundo que você deu para insetos e bestas como eles nunca sonharam."

- De "Elegia para Hallownest" por Monomon a Professora

https://www.youtube.com/watch?v=fWquuWkHVP4


Algumas vezes na vida temos algumas experiências que ficam marcadas pra sempre em nossa mente, que criam um novo padrão de qualidade para si ou até para a indústria, uma experiência que, quando se olha para trás, fica difícil imaginar a vida sem ela, pois ela mudou algo dentro do seu espírito. Para muitas pessoas, Hollow Knight foi uma dessas experiências.
É muito difícil descrever tudo o que esse jogo proporciona, pode-se tentar desenvolver algo como “um combate excepcional, um ótimo enredo, várias horas de gameplay em que todo o minuto é divertido, um mapa enorme, etc”, porém, pra mim uma análise assim não faz jus a essa obra, o motivo disso é que há algo nela que faz palavras não serem capazes de englobar todo o sentimento envolvido. Eu acredito que isso seja amor, amor que a desenvolvedora teve ao produzir o jogo, e o amor que a obra consegue transmitir à quem joga.
Para contextualizar, Hollow Knight é fruto do Kickstarter, onde ele arrecadou cerca de 50.000 Dólares Australianos, um orçamento baixíssimo levando em conta a magnitude do jogo, e para complicar ainda mais, a equipe contava com apenas 3 desenvolvedores no início do projeto. Mas mesmo com todas as dificuldades, a desenvolvedora, Team Cherry, conseguiu entregar uma obra que supera facilmente diversas outras produções caríssimas de grandes estúdios, e eu acredito fortemente que isso se deve ao amor e carinho que eles tiveram com o projeto.
Pode-se enxergar a paixão posta sobre esse jogo em cada detalhe: os cenários, a música, os inimigos, os sons, a ambientação e entre outros. Todos eles se entrelaçam de uma forma absurdamente harmoniosa e até mágica, e por conta disso, esse sentimento é também perfeitamente transmitido para o jogador. É difícil esquecer daquele cenário fantástico, que gera o pensamento que foram necessárias horas de esforço para fazê-la; daquela música linda, que te faz pensar que o compositor estava completamente imerso e inspirado; daquela atmosfera que te faz arrepiar, a qual é difícil entender como eles conseguiram fazer isso funcionar tão bem. É isso que gera a paixão que muitos têm com a obra, acima de qualquer outra coisa.
O jogo tem uma história fantástica, um combate perfeito, um mapa gigantesco, entre outras diversas outras instâncias refinadas ao extremo, e isso evidencia o empenho que tiveram ao produzir o jogo, mas acima de tudo isso, a Team Cherry conseguiu algo que quase nenhuma desenvolvedora consegue, transmitir a paixão deles para quem joga de forma perfeita. Por isso, eu amo Hollow Knight.

Reviewed on Sep 10, 2023


2 Comments


7 months ago

Kkkkkkkkkk irônico que você detestava essa porra e agora fala que ama, a vida é realmente inesperada.

7 months ago

mas é uma merda mesmo