tcholas no jojoban
garotos no kof
homems no tekken
veteranos no street fighter
mitos no Mortal Kombat
Lendas no marvel vs capcom

Esse jogo lembra da minha ex, mas apesar de tudo é legalzinho.

Devil May Cry 1 foi o segundo Hack 'n' Slash que joguei depois de anos sem tocar no gênero e antes de ter "consciência sobre jogos". O último que joguei antes desse espaço de tempo foi God of War 1 e 2 no PS2. DMC1 me passou uma experiência incomum.
Começo falando sobre a ambientação do jogo, onde, de primeira, demonstrou uma vibe de Survivor Horror. Lembro então de ter ouvido há muito tempo que, inicialmente, ele deveria ser um Resident Evil. De fato, assemelhei, por exemplo, a fonte do jogo a de RE4, e em certos momentos durante a jogatina, me veio até um pouco de desconforto e medo.
A gameplay se mostrou bem diferente ao que eu tera experimentando outrora em Metal Gear Rising. Foi bem mais desafiadora. Não havia parry e o dodge era bem específico, apenas podendo ser usado se colocado o direcional para as laterais do Dante, muitas vezes gerando confusão na execução. Outra coisa foi a variedade de mix-ups, digamos assim. Poder cancelar ataques e animações trazia uma sensação gostosa em jogar, embora, acredito eu, que seja o jogo com os combos mais simples da franquia.
Enquanto progredia no jogo, temi que o sistema de orbs amarelos seria difícil de aguentar, já que não há checkpoints, praticamente. Mas no final de contas, é bastante tranquilo. As fases são curtas, diferente do que pensei, junto isto com a heal que se ganha com o devil trigger fazem os orbs amarelos opcionais ao meu ver. Seria muito fácil se tivesse checkpoint de graça numa fase curta, não? O máximo de itens que usei foram as vital stars apenas em boss fights e os orbs amarelos que achei no jogo, e não comprando-os. De resto do que ganhei, deixei acumular no inventário.
O que sobrou é falar da soundtrack. Eu gostei muito dela pois envolve dark ambient e rock industrial, combinando bem com a ambientação e há até um pouco de drum 'n' bass em algumas faixas.
Enfim, DMC1 foi uma boa introdução à franquia, por mais que seja um título diferente dos outros ao meu ver. Anseio para jogar DMC3 da HD Collection. Pensei em jogar DMC2 e não pulá-lo, mas não irei fazê-lo. Talvez, algum dia, volte e jogue o 2 para ver como é.