Obs: já zerei o jogo há um tempo, só estou copiando a review que fiz no Letterboxd aqui

Em meus sonhos inquietos, eu vejo aquela cidade...

Silent Hill 2 é um dos melhores jogos de terror psicológico já feitos. Somos apresentados a um espaço distorcido, incomum, mítico e alucinógeno.

O sistema de particulas da névoa que teve o intuito de esconder a renderização visível do mapa, acaba nos trazendo mais apreensão. Além da movimentação de uma direção(tanque) e do combate travado fazerem o mesmo.

A exploração do jogo é longa e duradoura, pois você passa a maior parte dele explorando ruas, becos, domicílios, quartos, salas e etc. São muitos lugares que você terá que testar sua disponibilidade, afim de descobrir algo que ajude na resoluções de alguns puzzles ou em acessar certos locais restritos. Praticamente o jogo é focado nessa finalidade, todo o level design é adaptado para isso.

Os cenários são criativos e bem detalhados, e te proporcionam simbologias que podem lhe ajudar a interpretar a estória. A trilha sonora é espetacular e versátil em diversos momentos, pois vai do terror, pro melancólico ou até uma vibe mais underground. O jogo brinca muito com a sua estrutura 2D/3D isométrica, pois todos os enquadramentos representam o contexto da cena. Todos os aspectos que eu citei, quando são misturados, é lhe fornecido uma atmosfera bem imersiva com sentimentos mistos que só a décima arte pode dar. Só jogando o jogo para entender.

A narrativa. Só digo que é mais subjetiva do que objetiva, porém a parte explícita ainda é bastante importante. Temos um mistério intrigante do começo ao fim.

Silent Hill 2 é uma obra prima do terror psicológico. Mesmo lançado há mais de 20 anos, ainda é resgatado. Mal posso esperar para o lançamento do filme e do jogo remake.

Reviewed on Oct 27, 2023


1 Comment


7 months ago

Clássico.