This review contains spoilers

Uma coisa que não posso tirar mérito de Sonic é como seus jogos são muito marcantes. Eu lembro de ter jogado Sonic Adventure 2 pela primeira vez quando pirralho no meu PS3, e como escapar daquela cidade ao som de uma música chiclete foi uma experiência que guardo até hoje.

Jogando novamente, mais velho e com novos olhos, a mesma primeira fase ainda tem um charme contagiante. É impressionante quanta personalidade toda a franquia Sonic tem no geral, nos seus pontos altos e baixos.

Apesar disso, eu reconhecer o carisma do Sonic ainda não me bastou muito para me sentir incomodado com a gameplay, todo aquele papo que o Sonic desliza muito e tudo mais. Apesar disso, Sonic Adventure 2 pelo lado do Sonic, possui fases e uma gameplay muito divertida e gratificante, no entanto, o ouriço também tem que dividir tempo de tela com Knuckles e Tails, que ai encontro os maiores problemas do jogo. A qualidade de suas fases são muito discrepantes, as do Tails em geral não são tão criativas, apesar de algumas que se sobressaem, no entanto jogar os caça-tesouros do Knuckles são simplesmente torturantes (apesar que a pior fase sequer é dele), as fases são confusas, com controles pouco intuitivos e maçantes do início ao fim de cada uma delas. Sinceramente, se dependesse dessa parcela do jogo, eu teria uma experiência bem mais morna no geral.

No entanto, a Dark Side é um grande salto em todos os aspectos do que foi visto na campanha dos heróis. Nele, jogamos com icônico Dr. Eggman, Rouge, e a estrela da vez, Shadow o Ouriço, que é disparado o melhor personagem do jogo. A história se torna muito mais intrigante e íntima se equiparada a visão da turma do Sonic, além do Level Design bem mais criativo e primorosamente executado, até mesmo as da Rouge, com estrutura de fases no estilo de Knuckles, tem uma exploração muito mais divertida e direto ao ponto, apesar de que no ato final do jogo, temos o tropeço feio que é Mad Space. Essa fase é simplesmente horrível, sem mais.

Mas o que realmente me prendeu durante toda experiência que é Sonic Adventure 2 é como esse jogo tem alma, como é bom ver aquela turminha lutando pelo bem e felicidade do outro, que é a última lição que Shadow aprendeu nessa sua jornada, se sacrificando em pró de todos aqueles com sonhos. Todas as cutscenes, apesar de ter dado gargalhada em muitas delas em como elas não necessariamente a coisa mais bem feita do mundo, todas elas transparecem que esse jogo foi feito com paixão, ficando ainda mais claro nas últimas cutscenes. No fim de tudo, este jogo me fez cair de cabeça na aventura e me apegar aos personagens, mesmo não tendo jogado outros jogos do Sonic para ter alguma bagagem afetiva.

Mas apesar de tudo, a Sega está perdendo um caminhão de dinheiro em não criar um jogo gacha da Chao Garden, é com certeza a coisa que mais me viciou no jogo todo. Cuidar dos bichinhos é surrealmente relaxante. Espero agora ter a DLC para dar porrada nos outros Chao com o karate.

Reviewed on Dec 03, 2022


5 Comments


1 year ago

negado
Esse jogo é cheio de defeitos, mas é uma explosão inegável de personalidade. A trilha sonora é perfeita e a história japonesa é ainda melhor!

1 year ago

"jogo gacha da Chao Garden"

VÁ DE RETRO!!!!!! XD

1 year ago

(texto maneiro, aliás)

1 year ago

Agradeço!!