Baldur's Gate 3 é um RPG em todo o seu significado. Mas não é só isso.

BG3 é um dos jogos de universo e narrativa mais bem cadenciadas e construídas que já joguei. Grande parte dos jogos tem problemas no ritmo da história e do aprendizado. Não sabia NADA sobre o universo, sobre DnD e sobre jogos de turno antes de jogar, mas incrivelmente foi bem satisfatório e orgânico aprender sobre o mundo e sobre as mecânicas do jogo. Nunca vi um jogo apresentar tantas possibilidades de resolução de problemas, simples e complexos, a depender de quem você queira que seu personagem seja. Na minha campanha fui um bardo que resolvia tudo na conversinha e papo furado e um dos momentos mais chocantes foi quando descobri e consegui matar todos os Boss de um local somente na conversinha.

Esse tipo de coisa faz BG3 ser um jogo único, charmoso e completo em todos os sentidos. É impressionante que mesmo após 102 horas de jogo eu não fiquei saturado ou cansado do jogo, na verdade queria mais. Se você nunca jogou cRPG vale muito a pena experimentar BG3, as mecânicas e batalhas por turno são MUITO divertidas e tava com medo de não gostar tanto assim.

Outro ponto forte de BG3 são os personagens do acampamento. Sério, cada um tem sua narrativa próprio que mesclam com a história e objetivos pessoas do seu personagem. Isso por si só já é incrível, mas o que mais brilha o olho é que cada personagem tem sua própria personalidade e objetivos dentro da história o que tira aquele sentimento comum em jogos de larga escala, principalmente os mais heróicos, de que o mundo e os desejos de todos giram em torno do nosso personagem. O que não é verdade em baldur's.

O jogo tem suas falhas como qualquer outro como alguns bugs chatos, alguns pontos da narrativa meio abruptos e outros.

Poderia tecer elogios o dia todo aqui. O que a Larian fez aqui já é e vai ser um dos marcos mais influentes na histórias dos jogos. Nunca mais vou conseguir olhar para outros "RPGs" com os mesmo olhos pois sempre vai ter esse marco que foi BG3 para efeito de comparação, seja por bem ou por mal.

Baldur's Gate 3 é apaixonante e uma das obras primas irretocáveis na história dos jogos.


Reviewed on Dec 23, 2023


Comments