Chegou a hora de falar de Pokémon Scarlet & Violet, esses jogos prometeram tanto...

Não é uma surpresa pra quem vê minhas reviews que sou fã da franquia Pokémon e que fiz a review de todos os jogos da série principal do Nintendo Switch então fazer uma review da Nona Geração seria inevitável, todos nós sabemos que Pokémon está super polêmico desde que entrou no Switch e Scarlet & Violet colocam mais lenha na fogueira mas apesar de tudo isso ainda são bons jogos não é ? Não é ?

Uma das partes mais polêmicas são os gráficos e realmente são estranhos, o que eu quero dizer com isso é que os cenários são realmente feios  principalmente as texturas que estão borradas, pelo menos os personagens são bons, principalmente o modelo dos Pokémon que dessa vez possuem texturas próprias como por exemplo o Magnemite que agora ele parece que é de metal mas ainda no geral tudo podia ser BEM mais bonito, pelo menos são mais bonitos que Sword & Shield o que não é difícil.

A principal novidade do jogo é o Mundo Aberto em Pokémon, diferente de Legends Arceus que apesar das áreas serem razoavelmente grandes não é considerado como um jogo de Mundo Aberto por causa que os lugares são separados e não conectados, Scarlet & Violet possui um único mapa conectado e realmente é incrível, explorar Paldea foi uma sensação bem diferente e divertida porque aonde eu andava sempre tinha alguma novidade e gostei bastante do tamanho do mapa, não é muito grande mas também não é muito pequeno.

Ao contrário dos jogos anteriores agora existem 3 Histórias principais:

1- Victory Road: a experiência clássica de Pokémon, derrotamos 8 ginásios e no fim enfrentamos a Elite Four e o campeão da região mas dessa vez podemos escolher a ordem dos ginásios e isso muda bastante porque agora temos várias possibilidades e isso é um bom fator replay !

2- Operation Starfall: claro que também a clássica equipe vilã está de volta e dessa vez é a Team Star, os membros da equipe são compostas pelos estudantes mais rebeldes da Academia de Naranja/Uva (a escola da região de Paldea que muda dependendo da versão que você escolhe), assim como na Victory Road você que decide a ordem de enfrentar cada membro da Team Star.

3- Path of Legends: você junto com um novo personagem chamado Arven precisam pegar a Erva Mística (Mornak foda se) porém os Pokémon Titãs são os guardiões dessas ervas e teremos que derrotar todos eles, também podemos escolher a ordem.

Eu adorei esse sistema de escolher a ordem das coisas, você pode fazer qualquer uma das histórias na sua ordem, o único problema é que o Level dos adversários é fixo, ou seja apesar de você ter a liberdade de escolher o seu caminho ainda o Level possui uma ordem mesmo não sendo obrigatório. Quando concluir as 3 Histórias uma nova e última história será liberada chamada Area Zero, no fim das contas Pokémon Scarlet & Violet são novos jogos do Sonic na Era Adventure, não vou falar nada por motivos de Spoilers mas é um final muito bom.

A história em si por incrível que pareça é muito boa, as histórias de Pokémon no geral são simples mas aqui em Paldea é boa e diferente por causa que são temas que você se identifica tipo Bullying, ausência dos pais e até mesmo amizade com seu cachorro ! E todos os jogos anteriores a história era mais surreal já que tínhamos equipes vilãs querendo dominar o mundo, criar uma galáxia nova, acabar com a água ou a terra, libertar os Pokémon e etc mas aqui em Scarlet & Violet as coisas são mais "realistas" mas claro que temos as partes mais insanas que é impossível acontecer na vida real, só que essa parte é apenas na reta final da Area Zero.

Outro ponto super importante são os lendários da região de Paldea ! Koraidon (Scarlet) e Miraidon (Violet) são os lendários dos jogos e eles são incríveis, porque eles são considerados como personagens de verdade e não apenas Pokémon que você encontra no final do jogo, eles estão presentes na aventura inteira e possuem uma grande importância principalmente na reta final, no começo eles são bem fracos mas cada vez que você avança eles ficam mais poderosoe, eles também servem como montaria, no Legends Arceus tinham várias montarias mas cada função era para uma montaria já em Scarlet & Violet o nosso lendário tem todas as funções do Legends Arceus e isso ficou bem mais dinâmico já que você não precisa mais ficar trocando o Pokémon, a história Path of Legends é bem importante porque cada vez que um Titã é derrotado o lendário ganha uma nova habilidade, resumindo nós criamos uma conexão com eles e possuem uma função na história que deixa eles únicos de qualquer outro Pokémon lendário.

Assim como em toda região nova de Pokémon  existem novos Pokémon ! E depois de tantos anos finalmente temos uma Pokédex com mais de 100 Pokémon novos e também é a região que finalmente temos o Pokémon de número 1000, eu gostei muito da Pokédex dessa região, de longe é a melhor Pokédex da Era 3D, interessante também é que existem duas novidades sobre os novos Pokémon:

1- Formas Convergentes: Pokémon que são parecidos com outros mas não são da mesma espécie, Diglett e Wiglett são parecidos mas são considerados como Pokémon separados.

2- Formas Paradoxo: uma das temáticas do jogo é o Passado e Futuro, esses Pokémon são versões do Passado e Futuro de espécies antigas, Great Tusk é a forma do passado de Dolphan e Iron Moth é a forma do futuro de Volcarona por exemplo.

Meu time foi um pouquinho diferente dessa vez porque eu sempre escolho o inicial de água mas dessa vez eu achei o Fuecoco (inicial de fogo) tão foda que escolhi ele, meu time ficou assim:

-Skeledirge
-Kilowattrel
-Palafin
-Cetitan
-Anihilape
-Farigiraf

A nova mecânica se chama Terastal, ela pode alterar o tipo do seu Pokémon, vou dar um exemplo: o Pikachu é do tipo Elétrico mas com Terastal podemos alterar ele pro tipo Água mas se usarmos um Terastal elétrico pro Pikachu ele aumenta o dano de golpes elétrico (ou seja é um STAB 2.0), eu gostei da mecânica mas ela é melhor aproveitada no online, no modo história não é tão necessário assim e muitas vezes os adversários não alteram o tipo dos Pokémon.

A trilha sonora é muito boa como sempre, aqui estão as minhas favoritas (vou tentar não spoilar muito aqui):

-Tera Raid Battle
-Final Boss
-Team Star Boss
-Champion Nemona
-Treasures of Ruin
-Gym Leader Battle
-South Province
-Area Zero

E assim termino mais uma Review, Pokémon Scarlet e Violet são jogos super injustiçados, só porque são feios não quer dizer que são bons, enfim a comunidade de Pokémon é uma merda mesmo... Espera aí, eu ainda não falei dos problemas do jogo...

A otimização desse jogo é um CU VIRADO DO AVESSO, é incrível que Pokémon Scarlet & Violet é todo fodido, vou ser sincero no começo da minha jornada eu não tinha nenhum problema de quedas de FPS mas depois de muitas horas esses problemas começaram a ficar mais evidentes, quando tinha muitos Pokémon no mapa o meu jogo simplesmente diminuía os FPS assim ficando mais devagar e na água esse problema era pior ainda, porque o FPS tava menor ainda.

Eu também tive muitos bugs como meu personagem ficar invisível na hora de capturar um Pokémon, meu Pokémon ficar escorregando, atravessei em uma cachoeira de sem querer e ficou todo bugado os gráficos, Pokémon aparecendo na parede assim não podendo capturar, a câmera nas batalhas eu conseguia ver dentro do chão e etc.

O online também é outra coisa no mínimo duvidosa, online da Nintendo no geral não é lá essas coisas mas jogo tem umas decisões muito estranhas de online, você pode explorar o mapa do jogo junto com outras pessoas no online porém é muito difícil fazer isso com pessoas que não são seus amigos, porque pra explorar no online você deve ter um código e com amigos é bem mais fácil do que com pessoas random, você não pode entrar em mundos de outras pessoas na hora que você quer, apenas se tiver um código e isso pra mim foi bem difícil porque eu não tenho  que tem Pokémon Scarlet & Violet e tive que usar essa feature para evoluir um Pokémon que só é possível evoluir por causa dessa porra de online.

Para evoluir meu Pokémon eu tive que entrar em vários servidores do Discord de Pokémon para encontrar uma alma viva pra eu poder evoluir e depois de um dia eu consegui encontrar um cara, muito obrigado P3DROS4 sem você eu nunca teria pego meu Palafin.

Outra coisa tenebrosa são as Tera Raids Battles,  uma mecânica que voltou do Sword & Shield, resumindo são batalhas que 4 pessoas enfrentam um Pokémon poderoso e no final se ganharmos conseguimos pegar ele, a Raid está melhor e pior, melhor porque as batalhas são muito mais dinâmicas já que agora não existe mais um turno pra cada jogador agora todos podem batalhar sem um interferir no outro porém estão piores por uma série de fatores, coisas básicas como a porra do gráfico da barra de vida do Pokémon inimigo não descer, isso mesmo o jogo quase nunca diminui o gráfico de HP do inimigo ou seja você não sabe se está conseguindo derrotar o Pokémon ou não, isso é muito ridículo, outro Bug é quando perdemos, tive uma partida que perdi e a tela ficou branca por um bom tempo e eu podia ouvir o Cry dos Pokémon repetidas vezes, enfim eu tive mais bugs mas esses são os principais.

Engraçado que a primeira vez que comentei desses bugs foi na minha lista dos 20 Jogos Favoritos de Switch e nesse tempo nada foi consertado kkkkkkk

Até o Pokémon Home sofreu com esses problemas porque eu lembro que eles adiaram a compatibilidade de transportar os Pokémon por causa dos bugs.

O jogo não ter dublagem no começo não me incomodava mas depois de ver os TRAILERS eu foi convencido que ter vozes para os personagens deixa uma experiência bem melhor.

Foi lançada recentemente a primeira parte da DLC chamada The Teal Mask, eu ainda não joguei então por isso que não vou falar nada dela, mas ouvi dizer que os problemas de otimização ainda estão presentes.

Pokémon Scarlet & Violet tinham muito potencial de serem os melhores jogos da franquia mas por conta dos bugs, otimização cagada e o prazo curto de desenvolvimento impediram desses jogos de serem incríveis, eu fico muito triste com isso porque eu adorei esse jogo, mesmo com os bugs foram um dos jogos que mais me diverti com Pokémon e desse vez eu não posso passar pano porque isso envolve dinheiro e gastar um jogo de 300 reais com inúmeros problemas de desempenho não dá.

Reviewed on Sep 24, 2023


2 Comments


6 months ago

muito texto

6 months ago

@GaiBrusX pior que é