Okay, isso me surpreendeu.

Eu ja havia dado duas chances pra esse jogo antes e eu não consegui gostar, sinceramente. Agora na terceira vez... se tornou meu jogo de RPG Maker favorito e um dos meus jogos favoritos no geral.
Yume Nikki tem uma simples premissa, ser um simulador de sonhos, praticamente não existe nenhuma lore, o objetivo é conseguir 25 efeitos que mudam algo na Madotsuki e alguns mudam alguma coisa na jogabilidade e são necessários para ir mais longe, o jogo é livre para explorar na ordem que quiser. Sua maior qualidade é a liberdade, de início pode ser chato, eu mesmo desisti duas vezes, porém depois se torna divertido andar, ver uma coisa mais louca que a outra, sentir diferentes sensações únicas, sentir o prazer em encontrar as coisas por você mesmo. A trilha sonora é incrível, cada música passa a sensação de cada local, muitas músicas são tão icônicas que até hoje são usadas em vídeos e memes, tenho certeza que muita gente ja ouviu a OST sem nem saber da existência desse jogo.
Seu único defeito também está ligado á liberdade, muita coisa é jogada e é praticamente impossível zerar sozinho sem o auxílio de guia, eu encontrei apenas 18 efeitos sozinho depois de revirar todo o mapa inúmeras vezes.,

No fim de tudo, esse jogo é uma obra de arte, passa inúmeras sensações, é uma experiência única, cada lugar, música, NPC, momento, é tudo muito memorável, incrível como fizeram uma experiência assim em uma engine simples como o RPG Maker 2000 em uma época onde indies não eram algo comum, além das teorias que esse jogo tem, que fazem sentido e se conectam, afinal, tudo é interpretativo.

Yume Nikki é um daqueles jogos que você zera e diz para si mesmo: "Nunca existirá outro jogo como esse".

Reviewed on Apr 09, 2024


Comments