Vamo lá...

Portar um jogo de peso na história da Nintendo e da indústria em um geral para um console portátil da época, é uma boa ideia?

Não vou dizer sobre o conteúdo original, apenas sobre as mudanças, e as mais notáveis são os gráficos e o conteúdo novo.
Graficamente, esse jogo deixa o original obsoleto, o jogo original tem o charme da época mas inegavelmente envelheceu mal, ja aqui, os modelos são lindos, os visuais das fases, as texturas, os novos tons de cores deixando o jogo bem mais lindo(tirando Bob omb Battlefield, eu não gosto muito do novo visual), se você usar uma boa configuração no emulador, esse jogo realmente se torna extremamente belo para sua época(não sei como ele é na resolução de um DS original e eu ainda não tenho um 3DS para saber como ele ficaria em uma telinha).
Agora sobre conteúdos novos, temos mais fases, mais estrelas, mais personagens e bosses, que por sinal, as fases são visualmente muito bonitas, os personagens são interessantes assim como as novas missões, eu apenas quero dar destaque a Wario e ao Luigi.
O Wario é um personagem que não há necessidade de jogar sem ser nas suas missões, ele é lento, seu pulo é ridiculo de baixo e seu controle é bem mais travado, sua única vantagem é ser mais forte, algo que na real, não faz tanta diferença. Talvez, ele ser mais rapido que os demais e ter mais vida, sendo como um personagem tank o faria mais interessante e balanceado, ao invés de ser um personagem que é apenas desvantajoso de se jogar.
Já o Luigi... se tem um motivo pra eu ter me divertido tanto e meu amor pelo personagem até cresceu, ele é extremamente confortável de se jogar, ele da uma leve planada, seus pulos são mais altos, coisa que QUEBRA MUITO o jogo, algumas missões ficam absurdamente mais fáceis de se completar e nossa, como é bom, o jogo não tem uma jogabilidade muito boa(e ja ja falo sobre isso) e o Luigi facilita o jogo e o torna muito satisfatório.

Minha maior critica referente ao jogo é a jogabilidade, ela não é muito precisa e é extremamente comum morrer por besteira, seja pois o personagem não voltou após pular, pois não virou quando era para virar, pois não foi possível pular, coisa que no jogo original não tem, afinal, a jogabilidade foi simplificada para o DS porém isso fez com que o jogo fosse bem mais difícil de se acostumar e muito mais complicado do que deveria. É possível se acostumar, eu mesmo me acostumei, mas depois de dropar muitas vezes por isso, é um jogo que você aprende á gostar, depois que se acostuma fica muito bom, mas até lá é extremamente frustrante e injusto e se não fosse isso, eu daria nota até maior pois depois que me acostumei o jogo ficou absurdamente melhor.

Enfim, só para deixar claro, ainda não fiz 100% mas eventualmente irei fazer pois to jogando de pouco á pouco, além disso, minha intenção não é analisar ponto á ponto do jogo e dizer sobre todas as novidades, apenas dar minha opinião, cada ponto que afirme ela e as coisas que mais chamaram minha atenção, por isso nem falei do Yoshi por exemplo, algo que gostei mas não foi algo que chamou minha atenção para falar sobre.

OBS: Peguei todas as 150 estrelas e eu tenho duas observações, o Luigi é incrível e a Rainbow Ride ainda é a pior fase.

Reviewed on Aug 09, 2023


2 Comments


8 months ago

Se não fosse pelos controles ele seria MUITO melhor do que o original, o botão de correr não precisava existir, era só deixar igual ao do 64 porém mais polido.

8 months ago

@Geno123 EXATAMENTE, até pelo fato que em nenhum momento no jogo é necessário/recomendável jogar sem o botão de correr, seria bem melhor se fosse algo auomático. Acho que muito da jogabilidade foi sacrificado para poder ser jogado no DS, talvez se esse jogo fosse lançado para o Wii(ja que são da mesma época) ele seria absurdamente melhor e sem sacrificar a jogabilidade.