This review contains spoilers

Tudo o que precisa para ser um jogo de terror que faça história!. Apesar de ter passado 25 anos desde de seu lançamento. Silent Hill até os dias de hoje pelo o que tem feito é marcante e explora muito bem o terror psicológico da maneira mais profunda possível, e o que mais impressiona é o fato do jogo ser de PS1, mesmo com gráficos limitados, a atmosfera me deixou com um medo absurdo.

Você controla Harry Mason que vai pasar férias em Silent Hill com sua filha que por acaso sofrem um acidente no caminho, e Cheryl acaba desaparecendo e a história se baseia nisso e é o suficente para entreenter o jogador em busca de respostas e respostas nessa cidade coberta de neblina e escuridão, encontramos pessoas que nos ajudam na jornada como a Cybil o Kaufmann, Dahlia e a Lisa....

Mesmo a história, horas de gameplay, e personagens, tudo acontece com seu ritmo normal, o desenvolvimento do enredo tem seus momentos impactantes que apesar de eu ter jogado o Origins e lembrar de alguns nomes, isso não acabou com a experiência que mesmo assim ainda fiquei boquiaberto com os plots desse jogo.

O forte de SH é sua ambientação misturado com uma trilha sonora espetacular de Akira Yamaoka, misturando com um clima nebuloso e as vezes coberto de escuridão é o suficente para o jogador ficar desconfortável e se perguntar "onde eu vim parar?" sem um mapa parece que você anda em circulos o que aconteceu muitas vezes comigo. Jogar isso de fone escutando o que tem ao redor e no escuro, faz você se sentir dentro do mundo. Dá pra perceber o carinho e o carisma colocado aqui, tem muitos detalhes que abrangem a história desse universo, não é a toa que é uma das melhores franquias de terror.

Eu infelizmente tenho que colocar spoiler pois não tem como não falar dos plots e de momentos que me impactaram tanto. Vou logo falar com o que me deixou muito triste a morte de Lisa, eu me apeguei a personagem, eu senti muita dó, ela sofreu e não sabia o motivo, ela só queria respostas e quando não tinha mais salvação o Akira Yamaoka coloca se não uma das melhores trilhas sonoras que já vi em um jogo, a cena animada e isso tocando de fundo quase me fez chorar, a melancolia dessa musica é muito forte e só isso já mostra o que esse jogo proporciona.
Apreciem depois caso não lembrem: https://www.youtube.com/watch?v=tDgjTP8fuz4

O desfecho de muitos personagens me impressionou bastante como o da Cybil (quando tive que matá-lá fiquei sem reação na hora) e só fui saber que podia fazer diferente quando justamente terminei o jogo e fui pesquisar melhor. Eu sei que esse jogo tem mais de um final e advinha? eu peguei justo o pior final, pois não sabia nada das side quests, e algum dia faço questão de fazer os finais diferentes, mas mesmo pegado o pior final foi satisfatório toda a jornada dessa obra de arte, que eu faria questão de jogar de novo sem saber o que tem pela frente, os sustos a sensação de desespero, com uns barulhos que te deixavam desconfortável é tudo que um jogo de terror dificilmente aplica nos de hoje em dia.

Valorizem esse jogo e saibam que não vai existir outro que irá superar o marco que ele fez, é digno de merecer um remake por tudo de bom que ele é, eu facilmente recomendaria se alguém quer passar um medo em um jogo de terror de verdade e sem sombra de dúvidas SH1 é um dos meus jogos favoritos. E vou ter um amor enorme por esse jogo
Meu amigo você já sabe que o jogo vai ser um jogo bom quando a introdução toca justamente essa música: https://www.youtube.com/watch?v=mdqNshgDwtQ

Reviewed on Feb 12, 2024


Comments