This review contains spoilers

É sem dúvidas um dos poucos jogos 3d poligonais de PS1 envelheceram graficamente bem, a ponto de eu achar ele visualmente bonito até hoje em relação a cenários, que além de muito detalhados para época ainda tem a adição da neblina e a atmosfera que ajudam a causar uma sensação mais assustadora e misteriosa. Gostei demais como contornaram o problema de renderização do PS1 com a neblina.
na parte narrativa, não tem o que reclamar, a Konami estava fazendo muitos jogos cinematográficos e esse jogo não foi uma exceção, já que juntamente com o Metal Gear Solid 1, fizeram história no ps1. Todo o contexto da Alessa ser uma segunda parte da Cheryl e os monstros serem os medos da Alessa dá uma camada mais profunda a história. Harry Mason é um ótimo pai e um personagem que a qual nos apegamos muito, também toda a trama paralela sobre o Michael Kaufmann e o contrabando de drogas deixa tudo ainda mais interessante e profundo, tendo diversas temáticas centrais e secundárias na história. outro ponto foda é a Lisa com sua despedida TENEBROSA e trágica.
Na parte sonora esse jogo também faz jus a sua proposta, tendo música que irão deixar o jogador com medo ou assustado, também há músicas tristes que são incríveis. A parte sonora de sons de inimigos e tiros também é incrível, principalmente quando você entra em certas salas que causam certos efeitos sonoros que irão interferir em algo, por exemplo o som dos monstros, o som de tiro de quando você anda no hospital e depois descobre que foi o Kaufmann que estava matando um demônio, Mas sem dúvidas uma das sacadas mais inteligentes envolvendo os sons são os do rádio, visto que rádio em si está quebrado, porém ele faz sons de apto quando chega perto de monstros para te alertar, eu só fui descobrir isso só lá na frente e quando descobri achei foda.
A gameplay dura de tank combina bem com o gênero de survival horror e acredito que a maior dificuldade está em se adaptar a ela, apesar de achar que envelheceu um pouco mal, quando você chega nas partes finais é algo que você fica totalmente adaptado e o jogo fica mais simples também. Já os puzzles são complicados, Porém MUITO SATISFATÓRIOS DE SEREM RESOLVIDOS, principalmente quando você faz na raça.
Outro elogio que tenho é em relação aos inimigos, alguns são extremamente assustadores, como por exemplo as crianças demôniacas na escola e também as enfermeiras possuídas, também a gimmicks em certos inimigos como os macacos demôniacos que não irão atrás de você se tu andar com a luz apagada.
Enfim, foi bom dissertar sobre essa obra prima de terror do PS1, sem dúvidas um dos jogos que irão me marcar muito daqui pra frente e que me fez gostar do gênero de terror.
NOTA: 8/10

Reviewed on Nov 07, 2023


Comments