Joguei pelo Sonic CD Restored feito por fãs

À todo momento penso em como devo expressar o que eu sinto e penso de maneira "correta". Todos ao meu redor sabem expressar tão bem o que vem de dentro e acabo me sentindo "pra trás" e burro por causa disso. Me vejo duvidando de tudo que faço, falo e penso, "será que eu sei o que isso significa", "parece que eu tô tentando demais parecer inteligente" e etc. Quero tentar mudar isso escrevendo sobre o que eu absorvi dos jogos que eu terminar, tentando ser 100% honesto comigo mesmo, e o jogo que me fez voltar à pensar nisso foi Sonic CD.

Puta merda esse jogo entende completamente o que Sonic é e o que ele faz com isso é sensacional. Sonic é um espirito livre, livre como o vento, e quando você começa um novo save tu já consegue ver isso com a opening te mostrando tudo que você precisa saber do Sonic e o mundo que ele vive. O ritmo frenético das acrobacias fluídas do ouriço pelos campos rochosos ao som de "You Can Do Anything" estabelece o personagem como um ídolo e inspiração para o jogador e para os personagens da franquia em si, alguém com seu próprio senso de estilo e modo de viver, vivendo num mundo fantástico onde um pequeno planeta flutuando sobre um lago não é algo tão estranho de se ver.
"𝗧𝗼𝗼𝘁, 𝘁𝗼𝗼𝘁 𝗦𝗼𝗻𝗶𝗰 𝘄𝗮𝗿𝗿𝗶𝗼𝗿
𝗧𝗼𝗼𝘁, 𝘁𝗼𝗼𝘁 𝗦𝗼𝗻𝗶𝗰 𝘄𝗮𝗿𝗿𝗶𝗼𝗿
𝗧𝗵𝗲 𝗽𝗼𝘄𝗲𝗿 𝗶𝘀 𝗶𝗻 𝘆𝗼𝘂𝗿 𝗺𝗶𝗻𝗱
𝗧𝗼 𝘀𝗮𝘃𝗲 𝘁𝗵𝗲 𝗽𝗹𝗮𝗻𝗲𝘁 𝗮𝗻𝗱 𝗰𝗼𝗻𝗾𝘂𝗲𝗿 𝘁𝗶𝗺𝗲!"

Começando a primeira zona, Palmtree Panic, a vibe já é jogada na sua cara com os samples de pessoas celebrando como em uma festa de aniversário; o Sonic tá aqui e ele vai salvar o Little Planet das amarras robóticas do Dr. Eggman! A bruxaria que fizeram pra criarem essa zona e todas as outras do jogo é indescritível, você só sente um sentimento de satisfação e maravilha ao explorar cada canto do level design desses lugares. Ao alcançar a velocidade da luz e viajar no tempo esse sentimento só aumenta se deparando com os diferentes períodos de tempo das zonas; o passado, um lugar arcaico, repleto por natureza, sem qualquer influência artificial, ainda para ser dominado pelo Eggman caso você falhe em achar o gerador escondido; o futuro ruim, um pesadelo robótico, industrial, artificial, mas não tão ameaçador, há um tom frenético, cínico e provocador na música e no ambiente. O Eggman venceu nesse futuro e ele está rindo da sua cara, não há tempo a perder!; e o futuro bom, ainda com resquícios de influências do Eggman, mas aqui a natureza venceu e retomou seu lugar, com uma música muito mais calma tocando agora, sinalizando um trabalho bem feito e uma recompensa para o jogador que se esforçou na sua busca pelo passado. Eu queria muito falar sobre cada zona individualmente, mas eu com certeza só vou me enrolar e acabar estendendo esse texto mais do que o que eu quero, então vou deixar por aqui essa parte.

Com esse jogo também veio a primeira aparição de dois personagens na franquia, Metal Sonic e Amy Rose. O Metal é perfeito pra complementar todo o conceito desse jogo e da franquia até aqui da "robotização" da natureza. Ele é a antítese de tudo o que o Sonic é e representa, um ser sem alma, sem livre arbítrio, o chaotic evil pro chaotic good do Sonic. Um dos pontos ruins que achei foi a falta de presença dele (e da Amy também) ao longo do jogo, algo que o Sonic 3 faz bem melhor com o Knuckles. Porém a Amy não fica pra trás, mesmo ao meio desse conflito entre entidades caóticas. Se o Metal representa um extremo nesse jogo, a Amy representa o outro. Ela não tem as habilidades do Sonic, não tem a crueldade do Metal, não tem a inteligência do Eggman e mesmo assim ela está aqui em busca do seu herói. Representando o coração dessa história, a conexão mais próxima com a natureza, a Amy vem pra mostrar que esse mundo não é feito só de seres super poderosos.

No fim, após derrotar o Eggman e salvar o Little Planet, Sonic deixa a Amy em segurança e dá adeus ao misterioso planeta que desaparece diante de seus olhos, tudo isso ao som de "Cosmic Eternity" que, assim como a música da opening, serve letras de inspiração para o jogador, solidificando Sonic não só como um personagem inspirador, mas também como um símbolo de tal até fora de seu mundo!
"𝗪𝗵𝗲𝗻 𝘆𝗼𝘂 𝗳𝗲𝗲𝗹 𝘁𝗶𝗴𝗵𝘁, 𝗹𝗼𝗼𝗸 𝗮𝘁 𝘆𝗼𝘂𝗿𝘀𝗲𝗹𝗳!
𝗜𝗻𝘀𝗶𝗱𝗲 𝘆𝗼𝘂𝗿 𝗵𝗲𝗮𝗿𝘁 𝘆𝗼𝘂 𝘄𝗶𝗹𝗹 𝗳𝗶𝗻𝗱 𝗮 𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗽𝗹𝗮𝗰𝗲 𝘁𝗼 𝘂𝗻𝘄𝗶𝗻𝗱
𝗪𝗵𝗲𝗻 𝘆𝗼𝘂 𝗳𝗲𝗲𝗹 𝗿𝗶𝗴𝗵𝘁, 𝗹𝗼𝗼𝗸 𝗮𝘁 𝘆𝗼𝘂𝗿𝘀𝗲𝗹𝗳!
𝗜𝗻𝘀𝗶𝗱𝗲 𝘆𝗼𝘂𝗿 𝗺𝗶𝗻𝗱 𝘆𝗼𝘂 𝘄𝗶𝗹𝗹 𝘀𝗲𝗲
𝗖𝗼𝘀𝗺𝗶𝗰 𝗘𝘁𝗲𝗿𝗻𝗶𝘁𝘆!"
Sonic é eterno e Sonic CD é atemporal, espero que com as minhas palavras eu tenha conseguido passar pelo menos um pouco do que eu sinto sobre essa franquia e esse jogo!

Sinceramente eu não sabia como eu queria escrever esse texto, só fui colocando pra fora o que eu consegui. Estou pelo menos satisfeito que consegui escrever algo e quero que esse seja só o começo. Quero aprender sobre muitas coisas ainda, não só sobre video games, e acho que me expressar mais assim é o meu jeito de ir em busca desse objetivo. Obrigado por ler até aqui!

Reviewed on Oct 31, 2023


4 Comments


6 months ago

Eu não gosto desse jogo mas tenho amigos q amam e entendo o porquê. É engraçado pensar em Sonic CD como sendo um jogo de "homem vs máquina", acho q ele faz isso melhor que os outros jogos 2D (mesmo eles também sendo ambientalistas)

6 months ago

Siiim, com certeza o CD faz isso melhor que os outros. Ele vai além e constrói toda a gameplay e a história pra terem sinergia com esse tema. Os outros (mais o 1 e o 2) não exploram muito isso além de ser só o cenário do conflito entre o Sonic e o Eggman, mas também acho que eles não se resumem só à ambientalistas, apesar de fazer grande parte da identidade deles.

6 months ago

Como fã de Sonic há quase 30 anos, gostaria de dizer que CARALHO, EU ARREPIEI AQUI! ❤️

Acho que tu não tem muito com o que se preocupar, de verdade. Você se expressou muito bem, e pelo que tu falou parece que a tendência é melhorar. Além do mais, não é uma competição. Ninguém aqui vai ganhar um prêmio em dinheiro no inexistente Campeonato de Quem Escreve Melhor.

Só relaxa e vai. ;-)

6 months ago

Muito obrigado mano, só de eu conseguir interagir com outras pessoas a partir de textos assim já me deixa feliz demais!