SoP: FFO é um A-RPG que segue o estilo de jogos como Nioh 2 e Code Vein. Produzido como uma espécie de 'what if' ou prequel do FF1, o jogo destaca-se por carregar consigo o nome da franquia de JRPGs mais conhecida no mundo... e é só isso.
Gostaria de deixar bem claro, desde já, que minha experiência com o jogo foi decepcionante. Joguei-o sem expectativas, mas ainda assim acabei saindo completamente desapontado.
Assim sendo, tentarei discorrer separadamente sobre suas especificidades, de modo que no final desta análise fique claro para todos os motivos que fizeram-me não gostar do jogo. Bom, vamos lá:
História - Começarei pelo maior problema presente no jogo: sua história. O jogo não consegue manter consistência narrativa. Durante várias horas de jogo, senti-me completamente perdido, como se estivesse lendo um livro com metade de suas páginas arrancadas. Essa falta de clareza tornou a experiência pouco agradável. O jogo deixa quase todos os pontos narrativos para o final, resultando em uma longa sessão de quase 1 hora de despejo massivo de informações. Isso acaba gerando confusão e torna difícil sentir empatia pelo que está acontecendo. Além disso, próximo do final, o jogo tenta forçar uma proximidade entre os personagens principais que não foi construída ao longo do jogo. Como podemos nos envolver com a situação quando não vimos nenhum momento de vínculo real entre os membros do grupo? No final das contas, todos esses problemas resultam em uma experiência negativa para o jogador em relação à história, que contém ideias interessantes, mas foi mal executada.
gameplay - No que diz respeito à jogabilidade, o jogo oferece uma ampla variedade de classes, cada uma com um estilo de jogo único. A abundância de modos de jogo diferentes, aliada à complexidade de cada classe, é o ponto alto do jogo. Se você quiser tornar a experiência ainda mais divertida, experimente jogar em modo cooperativo com um amigo.
* otimização e gráficos - No que diz respeito à otimização e aos gráficos, o jogo apresenta um visual datado. Apesar de ter partículas com qualidade relativamente alta, isso não melhora sua aparência geral. As texturas em certos locais são comparáveis aos jogos de PS3, a física de certas roupas não funciona adequadamente, as animações dos personagens durante as cenas são inorgânicas e a iluminação do jogo parece um filtro de pós-processamento de baixa qualidade. Isso se agrava com a baixa qualidade dos cenários externos, que destoa completamente do resto do jogo e compromete a imersão. Além disso, a performance do jogo é extremamente instável. Mesmo com um PC com ryzen 5 7600 e uma RX 6700XT, a performance do jogo ainda foi uma merda tanto para mim quanto para meu amigo, que jogou comigo. Durante as primeiras horas de jogo, tive que limitar a taxa de quadros para 30 FPS para manter alguma estabilidade. Sinceramente, se não fosse pela companhia do meu amigo, eu teria solicitado reembolso do jogo.
Ufa, acredito que seja isso. O jogo só vale a pena se você puder comprá-lo por menos de 50 reais; caso contrário, é melhor escolher outro jogo. Esteja ciente dos problemas de desempenho e dos gráficos ultrapassados para evitar arrependimentos posteriormente. Ah, e lembre-se de jogar com um amigo! Eu não teria-o aguentado se não fosse pelo meu amigo jogando comigo.

Fechei ele pela terceira vez no dia 04/05/2021.