Minha VN favorita e tem motivo.

Olha quando se trata de drama a maior preocupação de uma pessoa, especialmente, em uma obra estrelada por adolescentes, é o drama não ser satisfatório e ser juvenil demais. Honestamente, vendo a qualidade meio porca da adaptação em anime, não culpo as pessoas... A própria novel tem certos momentos assim.

Se você me perguntasse o que torna White Album 2 diferente de qualquer outro drama que já li, seria o scenario do Maruto. O cara manja. As vezes ele exagera na soap opera? Sim, mas ele manipula suas emoções que nem Jeffrey Epstein manipula Hollywood. Mas, drama sem substância é só isso, drama. Então, vamos ao que torna WA2 minha VN favorita.

O cast de WA2 deve ser o mais complexo que já vi. Haruki, Setsuna e Kazusa possuem muitas camadas psicológicas debaixo de suas ações e realmente se comportam como humanos quebrados. Destaque para a Setsuna, uma personagem tão profunda que complexa que se eu tentasse analisar suas ações eu faria umas 10.000 linhas de boas. Felizmente, passei da época de fazer muros de textos analisando personagens (alô Oregairu), então simplificarei nisso: Setsuna, junto de Haruki, representa perfeitamente o medo de abandono presente em pessoas que idealizam relacionamentos... Setsuna, para manter seu relacionamento idealizado com Haruki, convence a si mesma como culpada pelos erros que ambos cometem, mas por ser uma pessoa egoísta, não consegue ficar feliz a menos que tudo retorne ao status quo, mesmo sabendo que é impossível retornar a como as coisas eram antes.

Além do cast principal, temos os personagens secundários. Io Mizusawa (possivelmente o personagem mais covarde que já), Takeya IIzuka, Koharu Sugiura, Chiaki Izumi e... Mari Kazaoka (não espere muito dela). Todos, apesar de não tão trabalhados quanto o trio principal, são ótimos personagens e são o que fazem essa história valer a pena.

Se, além do drama e dos personagens, fosse escolher algo acima da média na VN, seria a OST. As músicas cantadas, especificamente, são LINDAS e viciantes. Todokanai Koi deve ser uma das minhas musicas favoritas a este ponto, e Powder Snow me fez chorar RIOS.

Agora... Infelizmente... Devo citar alguns pontos que podem fazer você se afastar desta magnífica obra.

1- A arte é bem... Inconsistente. Alguns dias atrás estava debatendo com um amigo sobre a arte, e ele parece gostar. Na minha opinião, apesar da direção de arte não ser nada má, a arte é bem hit or miss.

2- A narração do Haruki. Imagino que deve ser óbvio o propósito do Maruto com ela, mas imagino que a auto depreciação dele vá irritar MUITA gente em closing chapter. Eu não me importo, faz parte do personagem, mas esteja avisado.

3- O uso de clichês e coincidências. Outra coisa que não me importo, WA2 não poderia se importar menos com esse tipo de coisa, visto o simbolismo da neve na VN, mas MUITA, mas MUITA coisa nessa novel acontece por meio de clichês, coincidências que beiram o absurdo (especialmente na rota da Mari e em Setsuna true), e diálogos bem novela da Globo.

E por falar em rotas, terminarei essa análise dando minha opinião, sem spoilers, de cada rota em CC e Coda.

Rota da Koharu: 8/10: Conheço uma galera que tem ela como rota favorita, e eu entendo o porquê, mas não acho nada muito UAU como falam, apesar do personagem da Koharu nessa rota ser fenomenal. Eu também não entendi em que ponto exatamente era pra essa rota ser lida. Os paralelos da Koharu com atitudes do Haruki em outras rotas faz parecer que ela deveria estar no final ou ao menos não sendo a primeira. Porém, ler as outras como primeira rota prejudica demais a experiência. Confuso

Rota da Mari: 4/10: Blergh. Única parte de todo o WA2 que acho ruim. A Mari não tá NEM PERTO de ser uma personagem tão boa quanto Koharu e Chiaki, e o Maruto exagerou demais nos traços ruins dos personagens. Eu nem vou falar do Haruki e das ações dele no iinício a rota. Já a Setsuna fica mais vitimista e cínica do que nunca, e Takeya a Io chegam ao ÁPICE da hipocrisa (que já estava presente nas outras rotas mas aqui é só fica irritante pois ninguém aponta isso). Enfim, é ruim.

Rota da Chiaki: 10/10: Olha, eu entendo não gostarem da Chiaki, ela é uma arrombada, mas PUTA QUE PARIU HEIN. Não vou falar muito, apenas leiam, mas adorei como o Maruto usou um artifício meta pra expor o que ele pensa dos personagens.

Rota da Setsuna: 6.5/10: Apenas buildup pra Coda (que é o ápice da obra fácil). Não acho ruim mas não tem nada demais. Gosto de como é implícito que o Haruki não consegue esquecer o passado, por mais que tente.

Kazusa Normal: 9/10: Bad ending, e QUE BAD ENDING HEIN. Essa rota é uma versão melhorada da rota da Mari, aqui os defeitos dos protagonistas tomam a narrativa para si e acaba mostrando o quanto isso os quebraria a longo prazo. The ending hits hard.

Setsuna True: 8/10: Final Disney, mas longe de ser o final verdadeiro da história. Há quem goste do Haruki esquecendo o passado para ficar com a Setsuna, mas essa rota é inconclusiva. Tento falar o mínimo possível de Coda, experienciem.

Kazusa True: 10/10: O APOGEU DE WHITE ALBUM 2. Essa rota conclui o arco do Haruki e também da Kazusa e Setsuna. Os temas de consequências, amor (seja platônico, familiar ou romântico), escapismo e culpa são concluídos magistralmente aqui. Leiam WA2, mesmo que não gostem, é uma experiência única.

Reviewed on Sep 22, 2022


1 Comment


1 year ago

Mid