Ainda é Crash, mas não é Crash

É engraçado escrever esse titulo, pois por mais que o jogo tenha o nome, personagens, estética e tudo que você encontra nos primeiros 3 títulos, principalmente no último já que esse aqui é quase que uma cópia descarada, ele ainda sim passa toda a sensação de não ser um Crash, mas sim isso, uma cópia vazia e sem alma.

Os gráficos são interessantes, a trilha sonora é bem boa, mas a essência do que fez a franquia ser o que é que são com boas fases, jogabilidade complicada porém justa e inovações de gameplay, não se fazem presentes aqui, já que em termos de história podemos passar adiante pois isso nunca foi o forte mesmo.

TWC entrega fases genéricas e com level design muuuito aquém do que foi feito anteriormente, basta pensar que nos jogos anteriores, você ia tendo uma crescente de dificuldade a cada warp room e tendo uma "lógica" em termos da estética delas, aqui isso não acontece, pois ele cisma em entregar fases que não dialogam entre si e que não possuem o apelo para engajar na jogatina, principalmente pela quantidade exorbitante de fases com veículos que se no 3 já enchiam o saco, aqui então...

Falando sobre o desafio do game como um todo, vários inimigos são desnecessários. Antes você tinha que ter, mesmo que simples, uma estratégia para não morrer ou perder um Aku Aku, aqui em vários momentos os inimigos não representam uma ameaça e você pode simplesmente contorna-los sem nenhuma dificuldade. Sobre os bosses, esses são tão sem graça e chatos de enfrentar quanto assistir 40 minutos de uma preguiça dormindo.

Por fim, acredito que tudo isso passaria de boas se a jogabilidade não fosse tão travada e lenta. Em muitos pulos ou sequências que demandam isso, parece que o Crash comeu uma feijoada e está com um pouco de gravidade, pois ele é lento para pular e lento para cair, mas vou fazer uma ressalva sobre esse item pois eu não lembro se o os anteriores eram assim também, pois minha memoria está muito mais atrelada aos remakes recentes. De qualquer modo, a jogabilidade nesse game aqui não é das melhores e envelheceu mal.

Resumindo: é Crash, mas não é Crash. Tem seu valor por ser a primeira entrada da franquia na era do PS2, mas não inovou em absolutamente nada. Talvez por ser também o primeiro titulo fora das mãos da Naughty Dog e como o último foi sucesso, repetiram a fórmula. Mas se pensarmos bem, talvez foi esse jogo aqui que decretou que esse estilo que o Crash vinha tendo, não era mais tão interessante de seguir, pois não foi um sucesso aclamado igual os outros, mas não pq a formula é ruim e sim o produto. Então, nota 2,5 que no meu modo de julgar significa o meio termo, que não fede, nem cheira.

Reviewed on Aug 29, 2023


2 Comments


9 months ago

Eu odeio esse jogo com todas as minhas forças...
Meu eu com 6 anos de idade percebeu que era basicamente uma versão mais porca da trilogia original e largou na primeira fase sem nem entender o conceito de videogame direito. Tenho dó real de quem começou a franquia por esse.

9 months ago

@yLucas maravilhoso que vc teve essa percepção com 6 anos, eu nessa idade aceitava qualquer porcaria de jogo que me dessem. Sobre quem começou nesse titulo, prefiro pensar que eles descobriram os outros e acham esse uma bosta.