Esse tal de President Silver 4ª Edição Remixado é bom, viu...

Antes de começar a elogiar é bom ter em mente que a Capcom não podia errar como fizeram com o remake do 3, Resident Evil 4 é um dos maiores sucessos comerciais dela e o mais vendido da franquia. Ela teria que ser absolutamente estúpida para dar um tiro de bazuca no próprio pé assim.

Dito isso, em um mundo onde Tears of the Kingdom é adiado para 2024, Resident Evil 4 Remake estaria bem à frente para ganhar o GOTY desse ano, mesmo com o original já tendo ganho em 2005. Não que isso seja tão importante assim.

O jogo cumpriu extraordinariamente com a visão de "reimaginação" que tanto a Capcom falava. É um jogo que melhorou muito do RE4 original respeitando-o como o clássico de peso que ele é.

O remake é bem mais maduro e crível. Dá pra perceber isso vendo o quanto eles aprofundaram os personagens centrais e deram pra eles maiores responsabilidades dentro da lore. O Luis é importantíssimo, o que ele fez, os motivos de ter feito e, com base nisso tudo, ter tomado novas decisões que ajudam o Leon mais pro final. A Ashley não é mais aquela cosplay de Dumbo, sem personalidade quase. O Krauser faz coisas (spoiler) que justificam mais a luta contra ele, além de também ter uma motivação a mais que é a Operação Javier, melhorando a conexão com o The Darkside Chronicles. Além da Ada e do Saddler também terem tido consideráveis mudanças boas.

Ainda é um clichezão? Sim, mas não é mais tão escrachado quanto o original. Mudou-se muita coisa para melhor. Ainda nisso, eu já vi tanta gente jogar o RE4 original que, caso eu passasse uma horinha revisando, eu conseguiria recitar toda a história e as fases do original. Mesmo assim, eu me surpreendi com as diferenças e mudanças, porém ainda com um ar de familiaridade forte. Foi um sentimento muito bom: ser surpreendido mesmo sabendo o que vai acontecer.

A mudança de cenário foi muito bem feita. Na parte da vila e da cabana com o Luis foi muito marcante. Você desesperado e encurralado com hordas e mais hordas de Ganados, que fazem uma oração de ameaça em coro... Que parte incrível. Ao fim dela, você fica arfando igual aos personagens. A parte da Ashley ficou muito maior e melhor, com a mecânica de paralisar as armaduras com luz azul e com mais puzzles. A única exceção nisso tudo pra mim é a ilha, tanto no original quanto no remake, essa parte me dá dor de cabeça.

Os bosses em geral também ficaram ótimos: El Gigante, Del Lago, o Mendez, Verdugo, etc. Mas pessoalmente eu achei falta do U-3, a parte dele no original é uma das mais aflitivas do jogo, e não entendi o motivo de terem cortado. Mas dá para relevar isso dado o jogão que entregaram. Quanto a inimigos, só falo que o Regenerator não me deu tanta aflição assim, acho mais assustador ele no clássico.

A trilha sonora é boa, já que a do original também é boa, então teriam que se esforçar muito pra piorar. Mas ainda tenho mais carinho pela ost do clássico.

Num geral é isso, ainda tenho pormenores bons e ruins a respeito do jogo, mas é coisa que tu pega jogando e vê se gostou ou não. O jogo é recomendadíssimo, apesar de eu pensar que ele é melhor aproveitado depois de jogado o 2 Remake (PULAR O 3 Remake POR FAVOR) e partir pra esse.

O jogo original é insubstituível pelas inovações e por tudo que fez, especialmente pra mim que joguei e vi jogarem desde novo. Mas o remake foi muito bem vindo e me agradou bastante.

Reviewed on Jun 01, 2023


Comments