Sabe aquele jogo que é bonitinho, parece simpático de se jogar, mas na hora do vamo ver ele só é chato pra caramba? Esse é Scribblenauts!

Eu gosto muito da ideia da franquia Scribblenauts. Dar liberdade ao jogador de resolver os puzzles como quiser e ter como limitação quase que literalmente o vocabulário/imaginação pessoal do usuário é genial. Ao ponto que, Scribblenauts Unmasked (2014) é pra mim facilmente o melhor puzzle game pra se recomendar pra alguém que queira entrar nesse meio, principalmente pra uma criança. Infelizmente, quase nada disso se aplica a esse primeiro jogo.

Cada fase desse jogo dura em média de 2 a 5 minutos, algumas não muito raras com menos de 30 segundos (principalmente jogando com guia), fazendo com que cada mundo não passe muito de 50 minutos pra ser completado (desconsiderando o modo action, que fique claro). Por mais que ser curto seja algo extremamente positivo pra um puzzle, graças a identidade visual que abusa de tons pastéis e a trilha sonora extremamente repetitiva, a minha sensação durante cada fase é que eu estava preso por horas nelas, tornando a experiência cansativa em níveis assustadores. Pós mundo 3 essa sensação só piora, já que a partir daí certos elementos se repetem por entre as fases.
Coincidência ou não, após o mundo 3, a performance do jogo cai drasticamente. Em vários momentos o jogo ficava mais lento de forma perceptiva (algo perto dos 15 frames), e em alguns momentos não muito raros o jogo simplesmente travou, exigindo fechar e reabrir o jogo.
Por mais que a ideia aqui seja boa, ela é muito mal executada. Seja pelos controles confusos e nada intuitivos do Maxwell e da câmera, seja pelo vocabulário altamente limitado, inclusive no idioma original, ou até a tradução duvidosa para o português, nada nesse jogo brilha realmente aos olhos. Até mesmo a direção de arte pautada em desenhos mais infantis que no início é muito bonita, se torna extremamente enjoativa com o passar das fases - o que é interessante, porque esse jogo na tela do 3DS é bem mais bonito do que no emulador, que até hoje não consegue replicar de forma fidedigna os gráficos deste.

Na minha memória de 12 anos atrás, esse jogo era incrível, mas passa longe desse status e consegue ir na direção oposta. Talvez eu estivesse o confundindo com sua revisão de 2010, Super Scribblenauts.
Eu não sei, mas esse jogo entra naquele spot de coisas da sua infância de “melhor não revisitar pra não se decepcionar”, porque pra mim ele é uma gigantesca decepção, com poucas qualidades, o que é uma pena, por que a ideia desse jogo e de como foi implementada nos jogos subsequentes (principalmente no Unmasked que foi o lançamento da franquia mais recente que eu joguei) é muito boa, mas nesse jogo em específico é só mal feito, cansativo e irritante em alguns momentos.

Reviewed on Oct 11, 2023


Comments