Baldur's Gate III é a experiência DEFINITIVA de RPG.

Esse CRPG inspirado nas regras do RPG de Mesa Dungeons & Dragons 5e, consegue passar por completo a sensação e emoção de jogar um bom e velho RPG de Mesa.

Falando de maneira rápida sobre o jogo, seus 3 aspectos mais fortes são os que, pra mim, mais definem o gênero.

Combate:
Com um combate não-linear, o jogador pode encontrar seus próprios meios de derrotar seus inimigos. Seja utilizando de poderes, habilidades e feitiços oriundos de suas classes, encontrando pontos de vantagem no campo de batalha, utilizando do ambiente e do cenário como arma, ou simplesmente derrubando seu oponente da ladeira rumo a sua morte. Cada jogador e cada jogatina vai te proporcionar momentos únicos.

Exploração:
A exploração do jogo é extremamente rica. O jogo contem mapas semi-abertos lotados de coisas para serem encontradas e exploradas. Histórias de personagens, side-quests, monstros, itens raros, documentos, armadilhas, diálogos extras e até rotas alternativas INTEIRAS podem recompensar os jogadores mais adeptos de perambular sem rumo pelas terras de Faerûn.

Narrativa:
Esse jogo possui uma narrativa absurdamente rica, tanto em sua história principal, quanto em suas missões paralelas. Cada personagem aqui tem suas motivações, visões de mundo e opiniões sobre os acontecimentos da trama. E assim como na exploração de cenário, o jogador é livre para descobrir e desvendar toda a narrativa em seu próprio tempo. Algo que acrescenta mais ainda a experiência são as escolhas. Esqueça jogos de "pseudo-escolha" onde cada decisão tomada não interfere nada na narrativa. Aqui, cada dialogo pode te proporcional as mais diversas interações com o mundo.

Além dos 3 focos principais que eu já citei, o jogo também ganhou pontos comigo por causa do carisma dos companions que te acompanham durante a jornada. Enquanto eu jogava (durante minhas 277 horas até zerar, e atualmente 300 registradas na Steam), eu ficava na ponta da cadeira completamente hipnotizado pelos diálogos e interações que meu personagem tinha com seus aliados. Eu simplesmente não aguentava a ansiedade da incerteza do destino deles, eu precisava acompanhar cada uma das aventuras de cada um dos meus companheiros.

Juntando um combate que recompensa o jogador por ter uma visão lateral sobre as coisas, uma exploração tão natural que te faz imergir no universo do jogo, e uma história que te prende do começo ao fim, Baldur's Gate III é o maior exemplo de como os jogos de RPG deveriam ser.

BG3 não é um jogo normal, é um jogo que transcende completamente o que é jogar videogame. É uma experiência ÚNICA, que provavelmente não iremos ver novamente tão cedo.

Por mim, esse jogo deveria ganhar o premio de "Game of the Year", não só pela qualidade do produto, mas por toda a visão de como os videogames são mais do que apenas produtos sem alma e genéricos como estávamos vendo nos últimos anos. Se fosse possível, eu daria 6 estrelas para esse jogo, nota 11, 110% de aprovação. Pq esse jogo... ele é com certeza acima de qualquer métrica de avaliação.

Reviewed on Sep 18, 2023


Comments