Há alguns anos, escrevi sobre Elden Ring, afirmando que “nem tudo que reluz é ouro”. Na época, havia jogado a versão 1.0 e experimentado diversos bugs, quedas de frames e mecânicas de dificuldade que foram corrigidas em menos de duas semanas após o lançamento. Além disso, a repetitividade dos chefes não me agradou, bem como o LORE devido à confusão gerada pelos nomes de protagonistas, que eram surpreendentemente semelhantes. No entanto, este ano, estou disposto a dar outra chance ao jogo, especialmente com o lançamento do DLC, pois acredito que o jogo tenha melhorado muito desde que eu o experienciei pela primeira vez.

Esse prólogo é necessário porque não acredito que minha opinião sobre Elden Ring ainda faça justiça ao jogo, principalmente desde que joguei Demon’s Souls. O remake de Demon’s Souls é visualmente deslumbrante, um verdadeiro diamante. Desde as animações de magia e fogo até os movimentos dos personagens, tudo é belíssimo, brilhante. No entanto, o próprio jogo… decepciona.

A mecânica de World/Character Tendency não funciona conforme o esperado, apesar de parecer excelente no papel. A ideia de alterar a dinâmica do mundo com base nas ações do jogador acaba limitando a experiência do jogo. Além disso, essa mecânica não é explicada diretamente ao jogador, o que me levou a buscar informações em fóruns e outros lugares para realmente compreendê-la. Ademais, grande parte da dificuldade do jogo vem de surpresas, como NPCs escondidos atrás de muros ou áreas propensas a quedas. Infelizmente, os chefes também são menos desafiadores e carismáticos do que o que normalmente encontramos nos jogos da FromSoftware. Comparativamente, o game design de Demon Souls é bastante inferior a todos os Souls.

Por outro lado, Demon’s Souls foi o primeiro jogo da FromSoftware que me proporcionou a experiência de conhecer a comunidade online. Entrei no Discord do jogo, ajudei outras pessoas a derrotarem alguns chefes no NG+, participei de invasões e também fui invadido algumas vezes. Essa interação com outros jogadores realmente enriqueceu minha experiência geral com o jogo.

Enfim, como diz o ditado, "nem tudo que reluz é ouro."

Reviewed on Mar 03, 2024


Comments