É a primeira vez que joguei um RPG por turno, e consequentemente a franquia Baldurs Gate também. Apanhei bastante no inicio para entender as mecanicas e o próprio univero do jogo em si... Foi aquele negócio de voce ter que parar em um momento do dia pra sentar e estudar a parada!

Por isso já adianto pros marinheiros de primeira viagem: o jogo não é tranquilo com novatos! Se tu quer um RPG mais acessivel para aprender sem se estressar tanto, aí recomendo o remake do Mario RPG que saiu esse ano.

Porém, se voce for paciente como eu de atravessar essa longa curva de aprendizado em Baldurs Gate, tu sera recompensado com um dos universos mais fascinantes já feito nos jogos nos ultimos anos!

Um dos pontos principais que sustenta isso é certamente os personagens disponiveis que podem lhe acompanhar durante essa jornada épica. Segue aquela mesma linha que temos até no Starfield, onde cada um dos companions tem seus problemas pessoais, e cabe a nós resolver os mesmos ou não!

Só que cada um desses personagens é tão bem desenvolvido, interpretado e escrito. Que a sensação que voce tem depois de algumas poucas horas é que já os conhece de longa data. É simplesmente impossivel voce não se apegar a esses desgraçados kkkkkkk

Na minha experiencia os que mais se destacaram foi: Gale, Karlach, Umbralma e o Astarion. Mas dou ênfase principalmente ao Gale aqui, pois era um personagem que eu não curti a principio. Mas ele se desenvolveu e cresceu tanto no meu conceito que no final quase chorei com seu desfecho!

O roteiro do jogo também não fica para trás, trazendo vilões igualmente cativantes e que realmente te colocam contra a parede diversas vezes. Isso é algo a se pontuar, pois hoje em dia é comum voce ter jogos onde o vilão não passa um perigo real, geralmente tu sente aquela tranquilidade que tudo dara certo no fim.

Mas aqui em Baldurs Gate eu não tive isso MESMO kkkkkk. Em diversas situações me peguei pensando em como ia contornar as saias justas que os inimigos me colocavam, principalmente no Ato 3. Voce sente um desespero legitimo pensando se as suas investidas vão dar certo!

Esse é um jogo que lida com várias possibilidades, então nesse ambito o roteiro também brilha estando preparado para lidar com as mais diversas situações que possam interferir na história ou nos dialogos. E quando ressalto essa questão é pq os caras foram longe mesmo! No shorts do Youtube tem vários exemplos do que estou falando.

Agora aproveitando o gancho do paragrafo anterior, preciso tirar um espaço da resenha pra falar sobre a liberdade nesse jogo... É com certeza um dos principais pontos altos e chamarizes. Imagine voce poder matar um vilão importante a primeira vez que voce o ve, isso é possivel aqui por exemplo.

As possibilidades não são grandes somente em termos de história, mas principalmente nas abordagens. O tanto de estrátegias que existem para passar determinados inimigos e cenários é quase infinito. Basta voce ver algum video ou até ler os comentários de outros players, e tu ira viajar longe com o tanto de abordagens distintas que encontrara ali!

Os gráficos do jogo não tem nada fora da curva, mas eles compensam bastante isso investindo no designer dos personagens e cenários. Tudo é muito bonito visualmente. Destaco aqui as armas, roupas e armaduras! No The Witcher 3 por exemplo eu penava pra achar itens que fossem me satisfazer também no quesito visual. Mas aqui em Baldurs Gate foi o inverso, eu ficava umas horas até indeciso de qual armadura ou arma usar, pois era uma mais bonita que a outra!

As trilhas sonoras não achei nada de explodir cabeças, mas são excelentes com certeza. Trazem bem a sensação de cada momento e cenário em questão! O restante dos efeitos sonoros também cumprem bem o seu papel. Não notei nada de negativo nessa parte.

Aproveitando então para falar dos pontos negativos: esse primeiro é mais pessoal... não curti a mecanica do dado! Eu sei que é algo que faz parte da essencia dessa proposta, mas essa desgraça é muito frustrante kkkkkkk. Ainda mais pra quem ta na sua primeira jornada, pois depois de diversas horas que voce vai descobrindo que existem maneiras de driblar melhor os numeros do dado. Mas antes disso é ficar dando save e reloading direto pra não lascar seu grupo todo!

Outro ponto que deixou a desejar foi o ato 3. Achei ele um pouco problematico, eis os meus motivos: no final do ato 2 temos uma puta batalha épica com um vilão especifico, aí a expectativa mais natural que gera no player é que no ato seguinte teremos coisas ainda maiores nos vilões subsequentes. Mas não é o que acontece! São boas lutas, mas nada marcante como essa anterior. (excluso o boss final)

Outro motivo do Ato 3 me dar um incomodo é que a curva de dificuldade e entendimento das coisas sobe bastante. Nos atos anteriores passamos perrengues também, mas é tudo mais dosado e explicado. Já aqui no ultimo tem partes em que alguns detalhes de quests não são nada intuitivos! Obrigando voce a ver um detonado por não ter ideia da onde precisa ir...

Incluindo ainda que nesse ato o jogo lhe taca pros leões em vários momentos, enchendo o cenário com diversos inimigos fortes. Com direito a alguns boss que estão em niveis que nosso personagem nem consegue chegar! Entendo que por ser o final precisa ter algo mais desafiador, porém isso deixou alguns momentos bem frustrantes.

Mas pra não ser totalmente injusto com o jogo, ele ao mesmo tempo que dificulta lhe possibilita usar determinadas ações que podem cortar quase batalhas inteiras ou até eliminar alguns boss em segundos. Só que isso tudo depende de voce quebrar a cabeça um pouco para chegar nessas estrategias, e claro, ter sorte no maldito dado kkkkkkk.

Finalizo a review afirmando que gostei muito da experiencia geral, me fez abrir bem mais a mente para esse tipo de proposta. Antes existia ainda aquele preconceito dentro de mim com jogos por turno. Mas depois disso certamente experimentarei mais coisas desse segmento, e com certeza daqui alguns anos revisitarei o proprio Baldurs Gate 3 para zerar mais uma vez tomando caminhos completamente distintos e explorando ainda mais!

Reviewed on Dec 30, 2023


Comments