Jogar o primeiro Red Dead treze anos depois do seu lançamento foi uma grata surpresa pra mim! São poucos jogos que conseguiram quase me levar as lagrimas como esse fez.

E assim como Death Stranding, tenho várias coisas para comentar aqui. Sendo assim, vou separar tudo em pontos positivos e negativos:

Pontos positivos - Começando pelo mais óbvio, a história! É dificil eu me importar muito com a história dos jogos, e mais dificilmente ainda me envolver emocionalmente com elas num nivel profundo.

Mas nesse jogo de fato a Rockstar da um espetaculo. Experienciamos um excelento acervo de personagens principais e secundarios, juntamente com uma ambientação que cumpre do inicio ao fim o objetivo de fazer voce se sentir um cowboy.

Acompanhar a maneira como os fatos vão se desenrolando é bem instigante. Ainda mais se voce jogou o Red Dead 2 anteriormente. Parece que as ações tem ainda mais peso e significado. Principalmente quando se trata do protagonista John Marston.

E que protagonista diga-se de passagem! No segundo jogo não dei muita bola para o John pois já estava bem apegado e focado na trajetória do Arthur Morgan. Só que aqui no primeiro game não tem como, o John brilha demais estando no centro das atenções! Sinceramente não consigo decidir qual protagonista é meu favorito entre os dois jogos. Uma batalha acirradissima!

Os gráficos e as trilhas sonoras também são sensacionais. Os desenvolvedores conseguiram trabalhar de maneira exemplar os cenários para serem bonitos e interessantes mesmo sendo visualmente ''vazios'' na maioria dos locais. As músicas e a sonorização das areas rurais e urbanas ajudam pra caramba também na hora de compor essa imersão pelo mapa.

Na parte da gameplay dou destaque a detalhes como o impacto da bala nos inimigos. Ainda é algo muito satisfatório até hoje, e que raramente vemos mesmo em jogos recentes. O clima em si também é muito bem trabalhado pra sua época, principalmente quando esta dando chuvas com raios. É de uma imersão unica! Esse ponto me marcou.

Pra quem gosta de conteudo o jogo já vem recheado com muitas coisas que conhecemos também na sequencia! Como por exemplo os eventos aleatórios, caça, lojas de armas e roupas, propriedades para comprar, sistema de pagar fiança, suborno, jogos diversos como os de cartas e faca. E claro, os duelos!

Outros pontos positivos é o arsenal em si, podemos ter uma boa gama de armas para ir testando e adaptando durante a jogatina. Andar a cavalo também é uma delicinha, mesmo com pequenos bugs ocasionais. E o tamanho do mapa achei perfeito para a proposta.

Pontos negativos - Eu não curtia muito a estrutura de missões no Red Dead 2, e aqui por ser um jogo antigo me incomodou um pouco mais. Existe muita repetitividade nesse quesito, tem diversas missões que voce começa já sabendo como vai acabar: com o John dando cover e atirando em uma leva de inimigos que estão vindo pra cima dele. Não tenho problemas com o tiroteio em si, mas com a maneira que eles não variam muito esse elemento.

Para não ser totalmente injusto, tem pelo menos umas dez missões pra mais que fogem disso, mas na maior parte do tempo tende a cair pra essa ação mais reta e monótona. Sem grandes interações com o cenário ou tentando propor algo minimamente mais estratégico e complexo do que só dar cover e andar pra frente atirando!

Apesar de eu ter rasgado elogios para a história, confesso que demorei algumas horas pra ficar engajado nela de fato. Toda a parte inicial no meu ver é chatinha e não demonstra muito o potencial que o jogo vai ganhando mais além.

Eu entendo a escolha de terem feito o inicio assim, para podermos imergir nas coisas mais mundanas do velho oeste, e ir conhecendo cada uma das mecanicas aos poucos. Porém, mesmo assim eu bato na tecla que as primeiras horas tinham que ser mais impactantes, como é o restante da campanha logo além.

Minha ultima reclamação vai para o sistema de domar cavalos. Achei simplesmente uma merda! Pouco intuitivo, e pra piorar o jogo não lhe da muitas dicas. Basicamente ele diz pra tu usar o analógico e se vira aí otário! Pelo menos são somente 2 missões que precisamos fazer essa maldita ação.

Considerações finais: Mesmo com essas criticas negativas que tenho ao jogo, não posso nem de longe tirar seus méritos. Temos que sempre lembrar a época que ele foi lançado, dois mil e dez bixo! Ele entregou muito no seu tempo e continua sendo uma baita diversão garantida e emocionante até hoje!

Reviewed on Aug 05, 2023


Comments