Continua sendo meu jogo favorito de todos os tempos.

Se uma coisa essa rejogada me fez perceber, é o quão guiado Majora's Mask é. Fazia tanto tempo que eu não jogava ele que lembrava muito pouco de diálogos, apesar de lembrar de um modo geral onde ir e o que fazer. Dessa vez fiz questão de conversar com todos os npcs em todas as oportunidades e o jogo realmente te dá dica de absolutamente tudo que você tem que fazer. Minha curiosidade era se ele realmente é tão criptico e confuso como sempre vi muita gente dizendo e eu sai com a sensação de que esse pessoal devia estar só se sentindo sobrecarregado pelo sistema de tempo mesmo. Porque o jogo só falta segurar na sua mão e levar até o próximo objetivo na maior parte do tempo. Mesmo quando não é tão óbvio, tem tanta gente te dando tanta dica além de que os lugares importantes todos são bem chamativos.

Sobre as dungeons, adoro o conceito das 4, mas a busca pelas fadas torna as gimmicks delas piores do que elas já são. Especialmente gritante na última dungeon, que você precisa virar e desvirar ela pra coletar todas.

Eu amo a estética desse jogo demais. É tudo tão caricato, colorido e chamativo. Eles não tiveram qualquer receio de ser estranho e maluco. Toda a ideia do Carnaval, bandeirinhas e máscaras bizarras pra todo lado, pôsteres e cartazes pelas paredes, lojas malucas. Toda esse clima de turista, todo mundo esperando uma enchurrada de gente pra comemorar o evento. O jogo é tão vivo e vibrante. Todo lugar que você vai tem uma coisa interessante pra ver. E isso ainda por cima no 64, com texturas mínimas e horríveis, ainda assim conseguem passar tanta coisa. É surreal pra mim o quanto esse jogo consegue entregar com toda a história do desenvolvimento dele que nós sabemos.

E as histórias? Os personagens e seus dilemas? Todo mundo está passando por algum problema e você nunca vai conseguir salvar todo mundo. Mesmo depois de salvar alguém, assim que você voltar no tempo, se você não refizer aquela quest, aquela pessoa vai sofrer aquilo tudo de novo. Essa melancolia que assola esse jogo sempre foi algo super fascinante pra mim e reviver todos esses momentos de novo mais de 20 anos depois é estranho e reconfortante de certa forma.

Nunca vai existir nada realmente parecido com MM (infelizmente Outer Wilds chegou 20 anos atrasado). E tudo bem. Ele sempre vai estar aqui pra eu jogar de novo.

Reviewed on Jan 01, 2023


1 Comment


1 year ago

Zueras e meus sentimentos pelo jogo à parte, eu acho FASCINANTE o quanto os fãs de Majora são apaixonados por ele. Anju e Kafei já foram elogiados em todos os detalhes, claro, mas todas as sidequests, visuais e decisões de design recebem um carinho TÃO GRANDE que eu fico real oficial muito feliz desse jogo existir.