1 review liked by danielrp


Eu não consigo jogar Forbidden West sem querer cometer um suicídio, e me dói dizer isso. Eu não sou o tipo de pessoa que joga algo esperando o pior, na verdade eu sempre vou muito otimista pra sempre ter a melhor experiência possível; quanto mais jogos bons, melhor. Mas eu reconheço que nem sempre é assim e que jogos ruins precisam existir pra a gente poder entender o que é um jogo ruim versus um jogo bom. O primeiro Horizon junto do Second Son foram um dos meus primeiros jogos de PS4, e acho bastante importante traçar esse paralelo entre esses dois, pois tal qual no começo do PS4, o "fim" do PS4 tem o segundo Horizon e Ghost of Tsushima.

Não quero pagar de bom moço e dizer que eu adoro o Second Son, porque ele tem seus problemas e também porque eu já xinguei muito ele. Mas ainda sim eu consigo enxergar qualidades nele, mesmo que poucas. O mundo é genérico mas se levar em consideração o que esse jogo era pra época é do caralho ver e imaginar o que os jogos de mundo aberto poderiam ter sido, mas infelizmente quase nenhum evoluiu e continuou na fórmula batida. Ghost of Tsushima também. Mas os dois jogos tem algo que nenhum dos dois Horizon possuem: identidade.

É até hipocrisia falar isso depois de chamar eles de genéricos, mas tirando a estrutura do mundo aberto os dois jogos são bem únicos. Visualmente falando não tem um jogo sequer igual Ghost of Tsushima, e até hoje inFAMOUS é muito bonito e um pouquinho único em questão de direção de arte. A gameplay de cada um também não é uma revolução, mas são legais. Principalmente o Tsushima que traz toda aquela mecânica de stances. A história dos dois jogos é meio bunda mas os personagens são legais, e a ambientação do Tsushima é do caralho.

Dito isso, Horizon não tem nada. Nem esse nem o seu predecessor. Além de gráficos bonitos, esse jogo não tem porra nenhuma. Sim, a gente pode argumentar que ele tem uma puta identidade visual trazendo todo aquele maquinario futurista amalgamado ao cenário pós-pós-apocalíptico dele, porém com as selecionadas pessoas que eu conversei sobre o assunto a conclusão sempre é a mesma: sim, Horizon tem gráficos e direção de arte bonita, mas tudo isso é tão memorável que não dá nem pra se lembrar da maior parte do jogo.

A gameplay é um shooter em terceira pessoa só que com skin de Far Cry Primal e uma tentativa totalmente falha de fazer um Monster Hunter; os personagens são tão memoráveis tal qual meu primo João que eu nem sei se existe mesmo; todas as músicas são um peido molhado, é uma experiência legal ou excruciante no momento mas depois de um tempo a existência é tão insignificante que você não consegue definir o que foi. O peido molhado se perdeu no tempo, as memórias não foram apagadas, é só que seu cérebro sabe que é uma informação tão inútil que não vale a pena saber. Categorizando todo aspecto mais ou menos primordial pra todo jogo, eu não faço ideia do que realmente se salva. Talvez nada sem ser os gráficos. E sabe o pior de tudo? Todas as coisas que eu falei se encaixam pra os DOIS JOGOS.

Quando eu joguei Horizon em 2017 pela primeira vez, eu me senti cansado. Eu não joguei mais de 5 horas até dropar o jogo e achar ele no mínimo ruim e genérico. E o ÚNICO jogo de mundo aberto da geração passada que eu tinha jogado era inFAMOUS. Pode parecer que eu quero me mostrar uma mente superior dizendo isso, mas essa era e ainda é minha opinião. Meu ponto não é dizer que eu fui o primeiro a tacar pau nele, mas meu ponto é que ele não se escondeu como jogo ruim até o Twitter decidir que ele era, mas muita gente já achava isso bem antes de toda a polêmica dele começar. Anos se passaram e até que em 2020 sem nada pra fazer eu zerei o Zero Dawn e continuei achando muito ruim; basicamente zerei empurrando minha barriga.

Agora, dois anos depois de ter zerado ele, Forbidden West se trata de literalmente o mesmo jogo número 2. E não me entendam mal, na maior parte das vezes isso não é um problema. Mas a base pra se criar um segundo jogo é tão fodida que mesmo se fizessem Jesus ressuscitar ele não conseguiria fazer o milagre de consertar o jogo. Forbidden West é o primeiro jogo só que mais bonito, e eu poderia acabar aqui.

Se você odiou explorar caldeirões, você vai odiar explorar aqui. Se você odiou ter que catar plantinha nesse mundo rico em atividades chatas, você vai ter que fazer aqui. Não tem nada de exatamente novo no jogo sem ser uma ou outra ferramenta nova como uma extensão da sua vara pra poder estourar locais que antes você não podia acessar quase como uma chave. E também tem um gancho.... esse jogo tem um gancho!!! Eu acho que eu nunca vi isso em nenhum outro jogo!!!!

O meu ponto principal com tudo isso é que Horizon não inova, mas também não faz nada de bom, e se você já era um ávido odiador do primeiro jogo assim como eu, você não vai encontrar nada aqui além de depressão. E mesmo se você gosta desse tipo de jogo eu provavelmente não recomendaria ele pra você, já que mesmo sabendo que talvez minhas críticas sejam um pouco exageradas, elas não são sem fundamento, elas só são potencializadas por causa do meu gosto. Eu ainda não zerei mas eu fiz basicamente metade do jogo, e provavelmente é bem mais do que alguém deve jogar pra poder formar uma opinião sobre ele visto que é um jogo enorme e que quase nunca faz mudanças no seu núcleo. Eu tô pensando seriamente em esquecer da existência dele e nunca mais abrir essa bomba, mas eu vou me forçar até o fim pra ver o que vai acontecer e eu tenho certeza que não vai acontecer nada mágico o suficiente pra mudar tanto minha opinião.