O melhor: A serotonina gerada quando vários multiplicadores são acionados em uma rodada
O pior: Não ver o tempo passar enquanto joga "só mais uma run"
A ordem dos fatores: Sempre importante ordenar suas cartas coringa para acionar as que somam primeiro, e as que multiplicam depois

Vindo do absoluto nada e já se posicionando como um dos jogos mais bem avaliados do ano, Balatro é mais um deck builder roguelike, como o ótimo Slay the Spire, mas que funciona com um baralho comum e aplicando regras do poker para passar cada fase. Cada tipo de jogada garante uma pontuação diferente, que aumenta de acordo com o nível das cartas, e um multiplicador. De início é uma matemática bem simples de entender, mas o principal aspecto que torna cada run diferente é a forma como você monta sua "build" com as diversas cartas coringas que existem no jogo, com os mais variados prós e contras. A ideia então é focar na sinergia ideal entre as várias combinações possíveis. Saber como utilizar da melhor forma os coringas que a run disponibiliza é absolutamente necessário para concluir os 8 níveis exigidos, e quem sabe ir além disso.

Esteticamente ele é muito agradável: os diferentes designs de cada carta especial, a música quase hipnotizante, os sons dos bônus e multiplicadores ficando mais acelerados conforme a quantidade... tudo parece muito bem pensado para segurar o interesse sem ficar maçante. É o tipo de jogo onde é muito fácil deixar de perceber o tempo passando. O aspecto que talvez impeça ele de se tornar mais viciante do que já é é sua dificuldade, conforme novos desafios vão sendo liberados, parece que o fator sorte ganha bem mais importância. Isso é claramente pensado para o design do jogo, mas consigo ver como pode ser frustrante também.

De todo modo, não me vejo perdendo interesse em Balatro tão cedo. Depois de completar o jogo com os decks básicos, e também algumas runs nos níveis mais difíceis, ainda quero testar novas combinações de coringas e, quem sabe, terminar o absurdo "Endless" em uma run. É um jogo tão pequeno que não tem porque desinstalar do PC, então ele é sempre uma ótima opção para gastar um pouco (ou muito) tempo.

Reviewed on Feb 28, 2024


Comments