Fiquei muito surpreso com o tanto que gostei de Mega Man Legends, e também com o fato desse jogo ter sido lançado em 1997, pós Super Mario 64 mas antes de jogos como Ocarina of Time e Metal Gear Solid, numa época onde ainda estavam descobrindo a melhor maneira de se controlar um personagem num ambiente totalmente 3D. E se, obviamente, a jogabilidade de Mega Man Legends mostra sua idade, eu acho impressionante o quanto ele acerta em suas ambições.

Pra começar no seu aspecto visual, bem colorido, com seus personagens de proporções exageradas e incrivelmente expressivos. Um estilo muito charmoso que se destaca entre os vários jogos de gráficos 3D mais rudimentares do PS1. A trilha sonora combina bem com cada ambiente, fazendo um bom paralelo com uma história que vai de um clima quase "bobo" de um desenho animado para um tom mais sério com seus próprios mistérios a serem revelados. Tanto a família Caskett quanto os piratas Bonne são todos bem carismáticos, e de um modo geral os personagens quase não parecem viver no mundo pós-apocalíptico apresentado na introdução do jogo. É um contraste curioso.

Um detalhe importante é que eu joguei Mega Man Legends num PS Vita, e por isso pude adaptar seus controles para "simular" o uso dos dois analógicos. Não é algo que funciona perfeitamente bem, mas consegui me adaptar rapidamente e fica aquela sensação que faltaram alguns detalhes pra jogabilidade ser realmente muito boa, apesar de bem funcional. Se os corredores das suas dungeons não oferecem uma ação lá muito interessante, as boss battles em cenários mais abertos são bem mais divertidas de se jogar, e há um bom número delas em todo o jogo. Que aliás tem uma duração ótima, contando também com bastante conteúdo opcional disponível explorando a ilha de Kattletox e conversando com os seus habitantes.

Uma verdadeira pérola da biblioteca do PS1. Apesar da dublagem tosca (que às vezes ajuda no humor) e de algumas limitações meio chatas (só poder trocar de armas especiais fora das dungeons), Mega Man Legends é um jogo de muita personalidade. E isso é algo que eu espero encontrar nas suas duas sequências lançadas, que com certeza jogarei.

Reviewed on Mar 30, 2023


Comments