Um bom joguim de Game Boy.
Eu não joguei o primeiro e pelo que eu ouvi é melhor ficar longe, mas esse aqui foi uma experiência até que gostosa de se ter, vamos aos tópicos porque em si não tem muito o que dizer e não quero enrolar.
A história é simples ao extremo, o Sexteto Sinistro quer capturar o Homem-Aranha, então decidem sequestrar seu amigo Peter Parker para que o Aranha viesse salva-lo, só que ao chegar na casa dos Parker só acharam a Tia May e quem não tem cão caça com gato e levaram a velha no lugar, agora o aranha vai perseguir e cacetar de porrada cada um deles pra salvar sua tia. Como eu disse é simples, mas tem e já tá mais que bom para um jogo de plataforma do Game Boy, além que ela justifica as fases de temas variados já que cada vilão derrotado te passa a informação de outro lugar onde a Tia possa tá, mas sempre ela está em outro castelo heheh.
A gameplay em si é funcional, você bate, anda, pula, balança nas teia que é até bem legal essa parte que dá pra ficar balançando indefinidamente até bater numa parede ou coisa do tipo, grudar nas paredes é muito fácil, literalmente andar na direção dela e pronto já tá grudado, isso às vez pode atrapalhar, mas nada grave, além disso você pode já ir rastejando pelo chão, então o Aranha já conecta direto com a parede que desce. É um pouco estranho dizer que essa é a mecânica de andar nas paredes mais bem feita que já presenciei num jogo do Aranha. Você pode atirar uma bola de teia para paralisar temporariamente os inimigos, bem útil contra gente com arma (que provavelmente são a maior ameaça desse jogo, mas já chego lá), mas ele é bem anti intuitivo só fui entender como funciona por uma review no YouTube e na minha segunda run, sério quem foi um gênio que pensou que seria uma boa ideia que para atirar teia precisa apertar o botão B e depois A bem rápido, se errar o tempo você só pula e chuta no lugar como um idiota, aconteceu mais vezes do que eu gostaria de admitir.
Os inimigos são básicos, tem os manos que andam e batem, tem os manos que fazem a mesma coisa só que com bastão na mão, tem os manos que ficam parados e atiram granadas num ponto especifico, uma maga que faz exatamente a mesma coisa (eu acho porque ela é tão devagar que numa deu tempo dela fazer qualquer coisa antes de levar um combo na fussa), uns manos que atiram em cima e uns cornos que atiram em baixo que me dão ódio porque o timing deles abaixando é quase o mesmo de eu conseguir chegar perto e eles frequentemente escapam do meu chute e me dão tiro de graça, por isso que abusei muito das teias quando descobri. Duas coisas a dizer sobre eles é que a maioria é do tipo "Eu não sei o que faz porque sempre que eu chego na batalha a gente caceta ele de porrada e ele não se mexe" só os com projetil que chegaram a encher um pouco o saco e mesmo assim são de boa, só seguir de boa e não se afobar pra levar dano de graça e morrer por besteira. Contudo teve duas coisa que me irritaram um pouco nesse combate, mas ambas são de boa, uma que era pular para dar um chute neles, daí o Aranha entrava num estado que parte de sua hit box tá no inimigo e outra não, o que significa que seus socos pegam, mas o chute com animação longa não, dando tempo mais que o suficiente para de darem uma porrada nessa brincadeira, e a outra é que eles tem um tempo de reação desgraçado, dropar do teto para bater neles é um erro, pois no tempo de você chegar no chão é menor que o tempo dele te ver e preparar um ataque, então boom dano de graça.
Os chefes são o Sexteto Sinistro original, Mystério, Homem-Areia, Abutre, Kraven, Scorpião e Doutor Octopus (Quase nessa ordem), e todas as lutas são bem de boa, uma vez que você entende o simples padrão deles que geralmente se resumem a dois movimentos, é de boa passar, só o Ock que me dá coisas ainda porque a hit box dele é meio estranha, mas nada grave.
As fases são okay, temas diversos já que a maioria são pontos turísticos de NY, como o parque no porto, o Central Park e o World Trade Center (Sim, tem uma fase nas Torres Gêmeas), mas todas seguem o mesmo padrão, anda majoritariamente para direita com alguns pequenos desvios para dar um chan, e em algum ponto talvez tenha uma porta que precise de uma chave, então dê alguns passos atrás, encontre a chave e prossiga. Além disso, uma coisa que percebi é os corredores geralmente são preenchidos com 1 tipo de inimigo de cada vez, tipo se você ver um cara que bate é quase certeza que só vai ter desse mesmo cara até o fim do corredor, não é ruim é só uma observação e dá até um pouco de segurança de saber o que lhe aguarda. Além disso tem coisa para te curar e recuperar teia por todo lado então se jogar na moral não deve ter muitos problemas.
Por fim o maior destaque desse jogo, os gráficos, todos os sprites são de um estilo simples, mas bem distinto dando para saber exatamente o que é cada coisa e cada inimigo, tudo é epicamente bem animado, o aranha tem uma animação estupidamente fluida, dá gosto ver ele correr e rastejar, os cenários também são super detalhados até com coisas animadas, tipo na fase do Homem-Areia que tem em alguns cantos uma animação de dois ratinhos brigando, é bobo e desnecessário, mas ótimo. Além disso o jogo tem "cenas" que são imagens em pixel arte com falas em baixo, apesar de ser em pixel é bem similar aos estilo dos quadrinhos da época, muito bem adaptado.
As ultimas três coisas que tenho a dizer é que esse jogo é bem curto, zerando três vezes e não devo ter passado de 2 horas de jogo, a dificuldade hard só deixa os inimigos um pouco mais resistentes e batem mais forte, mas não é nenhum grande problema, esse jogo é bem fácil no geral e por fim a música é padrão GBC, não é ruim, mas é uns bip bop que depois de um tempo dá dor de cabeça, deixar o volume no mínimo foi a solução e o próprio deixa mutar só a música se quiser, então é isso.
É um joguinho bem simples e tranquilo pra jogar por um tempinho nos seu portátil tijolão e cumpre bem esse papel.
Muito bom.

Reviewed on Jan 25, 2024


Comments