Super Mario só que estranho.
Esse jogo é uma parada curiosa já antes de seu desenvolvimento, primeiro sendo um Mario de plataforma sem envolvimento do Shigeru Miyamoto e segundo sendo feito por um cara que assumidamente detesta trabalhar com o personagem dos outros, o que explica porque esse jogo é tão diferente.
A gameplay é Mario na forma mais pura, você anda, corre, pula e solta poder às vezes e tudo funciona bem. Temos os power ups básicos, cogumelo, estrela e a Super Ball, poder novo e até hoje exclusivo deste jogo, sendo maio que um substituto da flor de fogo, com a habilidade de jogar uma bola que fica quicando pelo cenário igual aquelas bolinhas pula pula de maquina de chiclete até acertar um inimigo ou só desparecer, e ela pega moedas. Único outro coletável são corações de vida, pois é o 1up não é um cogumelo, o que faz sentido já que o jogo é monocromático. Pra variar a gameplay temos 3 fases (se eu não me engano) de shooup...fases de navinha, uma de submarino e duas de avião, não tem upgrades só ficar grande e pequeno com cogumelos e é isso, simples e básico.
O estilo de arte é um pouco inconsistente, digo o cenário, inimigos e tals tem um estilo legal e detalhado (no possível), mas o Mario, koopas, goombas e a Daisy parecem serem ainda mais simplificados do que no Super Mario de NES, o Goomba tem tipo 8 pixels aqui, mas o jogo é visualmente agradável. Falando em cenário e inimigos, o jogo é curto com 4 mundos com 3 fases cada, as fases têm cenários diferentes já que não estamos no Reino dos Cogumelos, apesar disso às vezes as fases tem trechos iguais, mesmos blocos e obstáculos só que com um inimigo ou item diferente, é estranho. Os inimigos são quase todos novos e legais, tendo o retorno do gooba, koopa tropa e Piranha Plant, e tudo que tenho a dizer sobre eles é que o Koopa não libera um casco ao levar hit, mas sim vira uma bomba e explode...bicho exagerado. Tirando o último, todos os chefes são basicamente uma versão maior de um inimigo da fase, no geral é tipo o desgraçado do Koopa, taca coisa em você e dá pra passar por cima pra dar insta kill num negócio que parece um botão... Eu acho. Dois chefes do jogo são em navinha, incluindo o final, e se resumem a fusilar tiro até ele morrer e desviar pra você não morrer, shooup, né?
As últimas coisas pra falar desse jogo é que a Estrela tem uma música de ciranda por algum motivo, o final da fase onde em baixo vai pra próxima fase e em cima meio que sorteia entre vidas (de 1 à 3) e Super Ball é bem legal e esse jogo lançou a Daisy... É isso aí.
É um jogo do Mario bem simples, nos moldes do primeiro Super Mario Bros, ele não tem grandes erros e funciona como deve, no final ele é um bom plataformer pra passar o tempo, especialmente considerando a época, início do Game Boy, então cumpriu o que devia.
Bom jogo.

Reviewed on Mar 04, 2024


Comments