Antes de tudo, eu tenho que deixar claro que eu gostei de jogar Mario Wonder, um jogo realmente muito bem feito e muito divertido. Facilmente o melhor Mario 2D das últimas décadas, com animações que exalam personalidade, novos inimigos interessantes e as insígnias são, provavelmente, uma das melhores adições da franquia.

Mas não teve como terminar o jogo e não sair com aquele gostinho de "corporativo e seguro demais". NSMB era genérico, sem graça e sem sal - Wonder não é nada disso. Mas, mesmo quando toda a proposta era quebrar padrões e enlouquecer no design, ele ainda acaba tentando muito pouco?

Acho que a coisa que mais me incomodou, e talvez ajude a exemplificar um pouco do meu sentimento sobre o jogo, é como ele não consegue ter muitas setpieces marcantes (quando essa parecia ser a ideia?). Tirando o último mundo e as fases do Bowser, tem pouquíssimos Wonder Effects que realmente mudam a perspectiva do jogo. Vários deles são "continue a fase mas agora tem um inimigo gigante" ou "você está flutuando, pegue estrelinhas".

Até as fases em si são difíceis de realmente lembrar, elas se misturam muito fácil na cabeça porque não tem nada que realmente diferencie elas, mesmo usando os efeitos fenomenais. Pensar que é algo que Tropical Freeze, Forgotten Land ou até o último mundo de Wonder fazem tão bem, é difícil entender porque o resto do jogo também não teve o mesmo tratamento.

Super Mario Bros. Wonder é o melhor Mario 2D dos últimos tempos, claro. Mas tem muitas outras aventuras por aí que conseguem ser mais fenomenais que ele.

Reviewed on Nov 02, 2023


Comments