Eu amo essa estrutura de jogo, os mapas abertos com limitações, o design um pouco confuso, mas que de alguma forma funciona, a imersão do jogo, com menus quase sempre diegéticos e ações burocráticas que precisam ser feitas regularmente como troca de filtro, ou usar o gerador para recarregar sua lanterna, tudo isso colabora pra uma das experiências mais imersivas que já tive em jogos.

Eu não sei se a franquia Metro volta, ainda mais na bagunça que a Embracer fez com os estúdios que comprou, mas espero que sim, é o tipo de jogo que faz falta na indústria.

Um eurojunk de 2019 que impressiona com seus visuais até hoje, brinquei demais no modo câmera. Mas tenho que citar também os muitos bugs que atrapalharam não só a imersão, mas me fizeram resetar o save várias e várias vezes. Não deu pra dar 10/10 por causa disso. É de longe o mais bugado da franquia, mas também é o maior, com mais ideias e melhor em tudo!

Apesar dos escorregões, Metro Exodus está à frente de qualquer FPS Triple A. Fecha a trilogia com maestria, com uma excelente história, cheia de personagens cativantes e se tornando um marco na história dos games (pelo menos pra mim).

Reviewed on Apr 15, 2024


5 Comments


14 days ago

O que me fode quando um AAA desses tá cheio de bugs é que, porra, 5 anos já. XD

13 days ago

Esse jogo é fantástico, de verdade, embora eu tenha meus problemas com a trilogia da 4a. Oq eles entregaram com os três Metros é de cair o queixo, bom d+

13 days ago

@CDX Então cara, a título de curiosidade depois da atualização next gen eles passaram a trabalhar no novo Metro... Mas assim pode jogar o Metro Exodus tranquilo, tem seus bugs mas eles são facilmente ignorados pela imersão Gigantesca que esse game trás... Se puder joga é top!

13 days ago

Ah, vou jogar certeza. Só não pude deixar de apontar porque, porra, vtnc. XD

13 days ago

Nada que reiniciar o save algumas vezes não resolva kkkkkk mas nada muito comprometedor também. Teve um bug maiorzinho e até engraçado onde eu caí em uma tela com o piso cinza, com todos os 3D dos monstros da área organizados em um canto, tive que reiniciar o jogo pra sair desse bug.