2 reviews liked by joaozinho12345


Esse é meu primeiro contato com a franquia YAKUZA, e não posso dizer que deixou uma impressão ruim. Kiwami é um jogo com muito charme. A forma como os diálogos acontecem, em momentos absolutamente inoportunos (como Haruka perguntando sobre "brinquedos" adultos), as missões que beiram o absurdo (Date, o florista e Kiryu fazendo uma entrevista para descobrir quem é o mais bad-boy) e os personagens ridículos (a mulher lésbica que trabalha como acompanhante só pra ficar vendo mulher gata o dia inteiro). Tudo isso, quando misturado, coloca yakuza em um lugar único entre os jogos que eu já joguei, daqueles que por bem ou por mal, sempre vão martelar na minha cabeça, seja com suas cenas mais dramáticas (como as envolvendo o nishiki) ou com os momentos bizarros e absurdos.

É e com certeza continuará sendo uma boa experiência, apesar dos problemas que tive com esse primeiro jogo, principalmente envolvendo a reta final. Todo o personagem de Nishiki é impressionante, apenas para no fim ser subutilizado, dando lugar a Jingu.

Ao melhor estilo Oda, ele é apresentado aos 45 do segundo tempo como a grande reviravolta da história. Eu entendo seu papel como um paralelo do personagem de Nishiki, ele alcançou tudo que o outro antagonista não conseguiu (incluindo Yumi) e no fim nada disso importava para ele. Mas só a ideia de um personagem não o torna bom. Não há tempo para executar esse "nishiki realizado" o que torna esse final frustrante, e eu ficaria bem mais receoso com o jogo se a luta final não fosse absolutamente espetacular. A luta entre dois melhores amigos acontecendo enquanto ao fundo, é possível ver a foto de Yumi, A mulher da vida de ambos.

A música, o equilíbrio (coisa que a luta com Jingu não tem) e a ultima cena salvam os dois últimos capítulos que caminhavam para um gosto amargo. Triste notar que a morte de nishiki é ofuscada pela morte de yumi. Entendo que a mulher era o amor da vida de Kiryu, mas o homem que se sacrificou era seu melhor amigo.

Mas o jogo termina como começa, com a diferença de que no fim, nishiki se responsabiliza pela bala disparada. Jogo foda

Eu realmente fui pego desprevenido pelo quão pateta é a execução narrativa desse jogo. Não só por ter um roteiro extremamente simplório, mas principalmente por ser cômico de tão tosco. Há cenas tão ridículas que parecem intencionalmente ruins, como o incrível momento da Ada ao fim da história.

E essas avarias não se limitam apenas às cutscenes, já que as mecânicas de gameplay também te enxurram com puzzles bestas, controles imprecisos, limitações consideráveis e horas de tomadas de portas abrindo. É notável o esforço dos desenvolvedores para dificultar a vida do jogador e tornar a exploração genuinamente inconveniente.

Porém, eu não enjoei.
Todo o tempo que gastei com essa aventura foi confortável e abdicado de bom grado. Pois, apesar de tudo, durante toda a campanha, eu me encontrava imerso na atmosfera fortemente cativante e deveras convidativa daquela icônica cidade.

Fiquei genuinamente impressionado ao descobrir que esse jogo foi lançado para a oitava geração de consoles, ainda em 2019, pois o trabalho gráfico é exorbitante.
Os personagens e monstros que movem-se vívidos na tela...
Os cenários belíssimos que os excêntricos ângulos de câmera ostentam...
A iluminação cuidadosa que muitas vezes se sobressaía na decoração...
Todos os aspectos visuais compõem um ambiente intensamente atraente e deslumbrante.

Devido a isto, criei legítima disposição em prosseguir jogando e desbravando os obstáculos bobocas que aquela cidade me apresentava, e descobrir o raso plot através desta atmosfera se tornou deveras agradável. O afinco em polir esse ar do jogo se provou extremamente frutífero e facilmente salvou a experiência com esse bobeirol que é a história de Resident Evil 2.

1 list liked by joaozinho12345