Oficialmente a sequência de Mega Man 6, mas espiritualmente é a sequência de Mega Man V, lá do Game Boy. Vários de seus elementos pode ser traçados diretamente como vindos da subsérie dos portáteis: a estrutura do jogo, liberando só 4 estágios no começo e mais 4 na segunda metade; a presença de um robô rival darktrevas que te desafia no final; a loja de itens; e até o rocket punch de V, que retorna aqui como um powerup do Rush.

Até o visual é herdeiro dos jogos de GB. Se tudo parece meio espremido se comparado aos jogos de NES, os sprites grandões e a escala do mundo vão parecer confortáveis para veteranos da linha portátil. Inclusive, nesse ponto que parece ser uma grande contenda entre os fãs não tenho nada a reclamar. Sim, parece que a câmara está mais próxima e os inimigos grandões, mas os estágios foram bem planejados para considerar a nova escala das coisas e o Mega Man ainda se move de forma tão ágil quanto antes. Se qualquer coisa, ele se move melhor que na aventura imediatamente anterior, já que consertaram o dash, que agora se comporta como em 3/4/5.

Apesar de dever muito à subsérie portátil, 7 está longe de ser só uma reciclagem de ideias. Ele tem sua própria personalidade, às vezes para seu próprio detrimento. Isso é sentido especialmente na trilha sonora, que seria perfeita para um desenho animado matinal mas carece da energia característica da era NES, e nem se compara aos da série X.

No geral achei uma boa tradução da série clássica para a era 16 bits. Não fenomenal, mas boa.

Reviewed on Oct 17, 2022


Comments