"Jankiness". Aquele famoso termo usado para de forma pouco criteriosa por gamers para significar qualquer game em que os controles não são imediatamente satisfatórios. Apesar de normalmente utilizado de forma derrogatória, essa qualidade por si só não é negativa. Talvez ser difícil de controlar faça sentido ludonarrativo; talvez haja apenas uma barreira inicial de habilidade e o jogo se prove responsivo e satisfatório para os que persistirem.

Em Super Mario Sunshine os dois casos se aplicam. É como se o game tivesse duas camadas sobrepostas de "jankiness", e quando você pensa que soube lidar com uma esbarra na outra. O Mario é o mesmo acrobata do jogo anterior (Super Mario 64), mas a física parece ainda mais sensível e às vezes um mínimo detalhe pode te lançar para a morte. Mas agora ele é equipado com sua mochila-à-jato-movida-à-água FLUDD, que permite flutuar por certo tempo no ar e fazer outras manobras. Entretanto, às vezes o FLUDD mais atrapalha do que ajuda, sendo meio pesado de controlar e um tanto situacional. Essa interação entre Mario e FLUDD é às vezes interessante, mas muitas vezes também estressante. Mesmo depois de horas jogando, em nenhum momento senti que era capaz de mover o Mario com a fluidez e elegância que consegui em Mario 64.

Também não ajuda que alguns níveis são bem ruins e o jogo tem umas decisões de caráter... duvidoso, para dizer o mínimo. Não poder pegar o shine de 100 moedas durante a execução de uma missão, por exemplo, foi uma péssima decisão, e algumas blue coins são um inferno de se achar.

Não que eu odeie o jogo ou coisa do tipo. Gosto da ambientação tropical, curto bastante certos níveis como o Hotel ou Noki Bay, e os shines secretos, que tiram o FLUDD e fazem uso só das habilidades acrobáticas do Mario em níveis super abstratos, são um deleite. Mas é preciso relevar bastante coisa para se aproveitar essa aventura, algo que chega a destoar do espírito de diversão imediata que tornou a franquia tão popular.

Reviewed on Jul 17, 2023


1 Comment


6 months ago

Adoro o Sunshine mas fazer o 100% é bem compligado especialmente pegar todas as moedas azuis sem guia.