Os triunfos estéticos de Monument Valley não podem ser subestimados. Cada frame desse game pode ser usado como um papel de parede, sem exageros. Nem de longe este é um puzzle que coloca estilo à frente da substância, mas haja estilo!

Mas pra mim o mais interessante do game é como ele encapsula o que mobile games podem ser, mas apenas muito raramente são. Toda experiência de MV foi feita com smartphones em mente. O jogo se aproveita muito bem da proporção de tela mais alongada dos aparelhos e a densidade de pixels para criar seu deslumbre visual. Mecanicamente, ele torna até as geometrias mais abstratas intuitivas de se navegar com a touchscreen. Jogar Monument Valley no PC ou console é mais do que possível, mas foi pensando nos smartphones que ele foi criado, e é neles que a experiência é realmente melhor.

Smartphones modernos são maquininhas incríveis que podem proporcionar experiências especiais. Não experiências tão boas quanto a dos consoles e videogames portáteis; experiências que só demonstram seu pleno potencial neles. Infelizmente, nesse mundo dominado por GaaS e microtransações predatórias, Monument Valley acaba se tornando uma raridade. Um verdadeiro monumento.

Reviewed on Jul 23, 2023


1 Comment


9 months ago

Nota: o DLC Forgotten Shores é excelente.