Analisar conversões para plataformas portáteis é um pouco complicado pra mim. Eu tenho a tendência de cair no erro de analisar se o jogo é "bom para um portátil", em vez de simplesmente se é um bom jogo. Mas, ao mesmo tempo, ter as limitações da plataforma em mente e a noção de que natureza da experiência é diferente quando se pode jogar em qualquer lugar e em partidas menores ajuda a entender algumas decisões por trás do game o contextualiza. Muitos jogos portáteis são bons jogos justamente porque são bons para um portátil, entendendo as vantagens e desvantagens de sua plataforma.

No caso de Rockman: Battle & Fighters há algo a mais para se considerar: ele converte games de uma plaraforma que são quase o invertido carpado de um portátil! Se portáteis são definidos por sua natureza móvel e hardware modesto, arcades, de onde vieram Mega Man: The Power Battle e Mega Man 2: The Power Fighters, são reconhecidos por sua *i*mobilidade e hardware feito sob medida para o game. Transformar os dois títulos num jogo de Neo Geo Pocket Color não era lá algo trivial.

Mas se no quesito técnico o esforço parece hercúleo, olhando pro game design temos um caso de encaixe perfeito. As partidas rápidas e a jogabilidade direta ao ponto que os games proporcionam são excelentes para o formato portátil, sendo uma forma de entretenimento perfeita para intervalos curtos durante aulas ou no busão pra casa. E, felizmente, no quesito técnico não há reclamações: conseguiram converter os dois games, tanto no visual quanto na jogabilidade, de forma louvável. O NGPC tem a quantidade suficiente de cores e sons para que a conversão seja mais uma transformação estilística do que uma degradação áudio-visual, com resultados muito charmosos.

Apesar disso, há um problema crítico na passagem de arcade para portátil: a tela minúscula. Nem sempre ela incomoda, mas em diversas lutas perdi o oponente de vista e fiquei só atirando a esmo esperando acertar alguma coisa porque ele estava fora da tela.

Dito isso, não é nenhum dealbreaker. Tenho certeza que meu eu criança ficaria completamente deslumbrado por ter uma experiência dessas na palma da mão.

Reviewed on Aug 21, 2023


Comments