O PC Engine é recheado de STGs dos mais variados, com alguns títulos mais reconhecidos e aclamados que outros.

Nesse meu ato de desbravar toda a biblioteca de um console como o TurboGrafx-16, é perceptível que a Hudson Soft (em parceria com a NEC, criadora do console em primeiro lugar) sustentou MUITO do gênero.

Comparar Soldier Blade com seus antecessores de releases anuais, essas sendo respectivamente, Super Star Soldier e Final Soldier, é notável a evolução e o aperfeiçoamento na fórmula.

Enquanto Super Star Soldier, embora muito bom, é lento e sem muitos powerups, Soldier Blade é muito mais rápido (já no primeiro stage), possui mais powerups, a mecânica de nave acoplada é melhor (e tem diferenças baseadas no powerup/coloração) e a forma como você pode acelerar o movimento base da nave é melhor e mais útil neste título.

O visual não mudou muito, entretanto, esteticamente é mais agradável aos olhos e o design de inimigos e bosses está bem superior, ainda mais detalhado e bem animado.

O único contra é definitivamente a OST. O título tem uma boa OST e uma boa coletânea de SFX (especialmente o tiro em raios de três direções e os efeitos de explosão/colisão) mas, quando comparado a OST de Final Soldier deixa a desejar um pouco - é esquecível.

A curva de dificuldade também foi ajustada. Enquanto nos anteriores era bastante acessível (o que não é um problema, claro) aqui é um pouquinho mais complicado (justamente por mais complexidade) e logo após alguns stages pode acabar rolando um game-over ocasional.

Na época, a NEC e a Hudson Soft em conjunto estavam trabalhando ao máximo para apoiar o PC Engine trazendo grandes títulos First Party (especialmente que fariam sucesso no público nipônico, afinal, sabiam que o console era relativamente fraco no Ocidente e, nessa época 1990~1993 o Sega Genesis e o Super Nintendo estavam amassando qualquer concorrência) enquanto mantinham seus Third Party em outros sistemas de vídeo-game contemporâneos, e funcionou! Até o momento, grande parte do catálogo deles que joguei no PC Engine é extremamente sólido, não me encontrei com nem um jogo realmente ruim deles.

Enfim, um bom shoot'em up para os padrões da época e do console, com uma trilha sonora frenética, gameplay responsiva e visual crocante.

Reviewed on Sep 24, 2023


Comments