Hollow Knight foi meu nêmesis. Eu comecei a jogar faz muito tempo. Anos. Sempre parando e voltando, seja por minha falta de foco me atrapalhar, porque é assim que eu funciono, seja por eu escolher parar porque o jogo me frustrou demais. Porém eu sempre voltei. E quis ir até o final. Eu FUI até o final (um deles). Então, acho que isso diz muito sobre a qualidade do jogo e o quanto eu gostei da experiência.

Eu odeio ter que buscar minha sombra e meus geos quando morro. Eu odeio ter que refazer os caminhos mil vezes para matar um chefe que eu fiquei travada, só porque não tem um checkpoint do lado. Eu não odeio ele ser difícil e desafiador, mas por muitas vezes isso me irritou e desmotivou.

Porém, o resto... Ah, o resto! O design dos personagens, onde tudo é bonitinho e bem pensado. O design do mundo, onde eu adorei me perder, pra logo em seguida sentir o alívio libertador de ouvir a cantoria do Cornifer, indicando que ele estava próximo e pronto para te vender um mapa. Os mistérios da história, os encontros com npcs. Descobrir uma nova habilidade, que te revela mais pedaços de mapa e muda o jeito como você navega por ele. É tudo tão instigante, satisfatório, envolvente. Eu adoro a sensação de desbravar, de chegar em lugares onde parece que você é a primeira pessoa (ou inseto) a pisar ali em muito tempo.

Isso é minha coisa favorita, explorar o mundo, pegar pedaços da história (que eu obviamente não sei inteira ainda, mas ainda assim a acho fascinante), descobrir novos inimigos, novas cores, novos desafios. E ele não para. Quando você acha que já desbravou tudo aparece uma nova área, uma passagem secreta, um novo caminho. É impressionante.

Eu sou ruim, por isso matar chefes sempre foi um desafio. Alguns maiores que outros. Alguns me frustrando a ponto de largar o jogo por um tempo. Mas as sensação de conquista de vencê-los sempre foi uma delícia (tirando o último que foi fácil demais, no final que eu fiz e me deixou levemente insatisfeita por isso).

Eu não tenho muito mais o que falar, não conseguiria colocar em palavras para expressar corretamente o quanto eu gosto e me irrito com esse jogo ao mesmo tempo. Foi uma jornada deliciosa e fico feliz de ter conseguido terminar ele, finalmente.

Ainda tem mais finais para fazer. Eu não sei se vou tentar, porque envolvem a minha coisa menos favorita, que é lutar com (muitos) chefes. Talvez a saudade bata e eu retorne (nem que seja com algum mod). Silksong também vem ai e eu mal posso esperar para descobrir outro mundinho. Por enquanto, eu só vou sentar aqui com meu orgulho por ter insistido e conseguido chegar a um final e vou ver muitos vídeos de youtube e ler sobre o lore. Mas vou dizer que, depois de ter esse jogo por tanto tempo na minha vida, a saudades já está batendo de novo.

Reviewed on Mar 19, 2021


Comments