Kojima é gênio dms, não tem como.

A história desse jogo é tão boa quanto qualquer coisa que Kojima já tenha colocado as mãos, e tão confusa quanto também.
Admito ter ficado um pouco aéreo principalmente no fim do jogo, depois de tantos plot twists que bugaram minha mente, precisei zerá-lo de novo no Youtube, mas apesar de tudo, é excepcional agora que entendi.

Apesar de tudo, acho que esse jogo não brilha tanto quanto MGS1 na maioria dos aspectos, apesar da história tão boa quanto, acho que aqui falta alguns personagens mais impactantes, tantos os companheiros via CODEC quanto aos bosses, especialmente as boss fights não chegam nem perto do que tivemos com um Psyco Mantis ou o próprio Liquid Snake, mas felizmente muitos dos personagens anteriores estão presentes aqui.

À respeito do próprio protagonista, Raiden, eu curti bastante ele, fico imaginando o que acontecerá com ele daqui para frente.

Quanto à gameplay, é tão datada quanto do jogo anterior, o que afeta muito na diversão do game e traz um sistema de stealth um tanto quanto falho, uma vez que a própria mecânica de câmeras não te deixam ver onde exatamente está cada inimigo, falhei muitas vezes para conseguir chegar onde precisava, fora que o gameplay em loop na big shell, onde é a maior parte do jogo fica também um pouco maçante.
Houve poucas evoluções em questões de gameplay, só ficou um pouco menos travado no geral e teve um grande salto gráfico, fora isso é quase tudo igual, inclusive até os comandos.

Dito tudo isso, Metal Gear Solid 2 ainda é uma masterpiece que apesar de tudo envelheceu muito bem e que principalmente merece um remake.

Reviewed on Apr 03, 2024


1 Comment


1 month ago

This comment was deleted

1 month ago

O último diálogo do Raiden, antes do chefão final, me dá calafrios até hoje. XD

Não sei se eu pilho num remake dele não. Acho que qualquer mexidinha que derem na história corre o risco de estragar. É um castelo de Lego muito bem montado, mas muito delicado de se mexer sem desabar tudo.