Depois de Pitfall, vem Super Mario Bros. Depois de Super Mario Bros, vem Super Mario Bros. 3. Depois dele, vem Sonic, e o resto é história.

É quase inacreditável o quanto eles conseguiram fazer no NES, como esse jogo se distancia de tantos do mesmo console, como ele parece ser uma grande evolução do gênero e da mídia.
Com tema teatral, cada fase te joga numa ideia, explora ela e termina. As vezes rápido até demais, as vezes a ideia não é tão boa, e os chefes são risíveis como sempre, mas o fato é que você vai de uma fase pra outra se aventurando nesse mundo simples, mas tão bem desenvolvido que esbanja criatividade e rejogabilidade. Infelizmente, não podemos voltar as fases e mundos concluídos para os experienciar com os diferentes power ups que variam muito a gameplay, e a falta de uma função de save também atrapalha. Sinto muito por quem tentar passar o mundo 8 pela primeira vez sem save states, ainda mais com os controles flutuantes do Mario que se um pouco melhores, seriam perfeitos.

Isso aqui é a planta de tudo que veio depois nessa franquia, e é um ícone brilhante. Meu jogo favorito do console, que certamente explodiu muitas pequenas cabeças.

Reviewed on Feb 01, 2024


3 Comments


2 months ago

Sacanagem você abreviar pra NES o que poderia ser chamado de Nintendinho...

2 months ago

herói pra mim é quem zerou os jogos dessa época sem save states... Gunstar Heroes ta ai

2 months ago

@cellerepe você tem razão, que heresia da minha parte