Em agosto de 2015, a versão original de Metro 2033 e sua sequência ficaram de graça na Xbox Live Gold do Xbox 360. Como um moleque duro que só conseguia jogar o que o serviço disponibilizava, todo mês eu esperava ansiosamente pro anúncio dos jogos do mês. Dois jogos da mesma franquia um atrás do outro? Se eu gostar é incrível, mas se não gostar...
E foi o que aconteceu: na época, eu não curtia muito FPS, e meu inglês não era bom o suficiente pra misturar com russo. De lá pra cá, curiosamente vi essa série ficar de graça várias vezes, me lembrando do mês em que deram dois jogos da mesma franquia. Há um tempinho atrás, a Epic fez a mesma coisa, e cá estou eu.

Eu tinha o começo dos dois jogos misturado na cabeça, mas uma lembrança era fiel: esse mundo é cruel, desconfortável e sofrível de se habitar. Já não gosto muito disso hoje, e na época foi o elemento principal que me afastou.
Surpreendentemente, essa sensação não dura muito e rapidamente nos tornamos um herói de ação. Na superfície sempre é tenso, mas nunca me faltaram filtros de ar ou munição.
A sua apresentação e temática nunca deixam de demonstrar essa dureza, mas também não acrescentam muito a ela. A parte mais interessante, os Dark Ones, não são tão presentes, e as escolhas e sistema de moralidade são RISÍVEIS.

Essa é uma boa experiência com um vislumbre muito bem feito de um futuro possível, mas não parece alcançar seu potencial máximo em nenhuma área. Pelo menos depois de tanto tempo, eu gostei.

Reviewed on Feb 22, 2024


2 Comments


1 month ago

Olhando de modo superficial, a leitura é baseada em alguém que jogou um pouco esse jogo antigamente e hoje teve a oportunidade de jogar com mais atenção.
Hoje enxergo isso com mais sensibilidade, em um parágrafo seu já me nasceram milhares de ideias e sentimentos de felicidade por você. Além da mudança de cenário, na qual hoje você é capaz de desfrutar de milhares de jogos que estão logo na sua frente, é possível observar uma mudança em você, mas aonde sua essência permanece. FPS pra você hoje tem uma relação mais harmônica que antigamente, mas o pudor pela melancolia permanece.
É delicioso ver alguém crescer e poder ter acesso a uma coisa que te faz tão feliz, eu fico muito feliz.
desculpa sair do ponto da review, mas pequenos detalhes como esse me faz refletir.

Já ouço sobre metro desde sempre e sempre tive interesse em fps, criança criada com counter strike, mas ainda assim metrô não aflorava em mim algo a mais, não sei dizer o que
@cellerepe obrigado pelo carinho (/ω\) te amo