Eu tinha um amigo no ensino fundamental que se chamava Pedro Paulo. Assim como eu e todos os garotos da nossa sala, ele emprestava seus jogos de PS2 em troca de outro jogo emprestado pra ele. Afinal, toda vez que íamos no camelô tínhamos que rezar pro jogo que a gente queria estar lá, o que nunca acontecia, e essa era a única maneira de jogar muita coisa.
Eu, fanático por Sonic desde criança. emprestei Need for Speed Underground 2 pra ele em troca de Shadow The Hedgehog assim que soube que ele tinha o jogo. Era 2011, final do ano, e eu tinha acabado de me mudar pra cá. Num entardecer meio nublado, com a televisão de costas pra porta da varanda de maneira improvisada em cima da parte do meio da estante da TV que hoje uso como mesa também improvisada, eu coloquei o jogo no meu console um pouco depois de chegar da escola, lá pras dez pras 6.
Eu tava muito animado, pulando sentado no chão ansioso pra jogar esse jogo do Sonic que eu mal conhecia, mas meu amigo falou muito bem e tinha uma capa e contra capa esteticamente maravilhosas pro meu gosto até hoje.

Tela com a logo do console. Ok, funcionou.
Uma mensagem do jogo mostra que eu não tenho memory card, ok, vejo isso todo dia quando tenho que recomeçar os jogos do zero toda vez que vou jogá-los. Aperto X pra confirmar e escuto esse efeito sonoro com a tv num volume bem alto: https://youtu.be/wxsZmmxUgkM?t=120
O negócio já fica assustador aí, mas depois vem aquela intro que é linda até hoje. Eu assisto, gosto, mesmo estando bem desconfortável, e amo a música. Só tem um problema...

Na última cena dela, Shadow, armado com uma arma da vida real, mata Sonic e voa na direção da câmera. Na minha direção.

Meu coração fica extremamente acelerado, e eu morrendo de medo, desligo o console imediatamente. Pego o jogo, ponho de volta na capa e afundo ela na minha mochila da escola pra ficar fora de vista. Eu tava apavorado, não dormi bem e o devolver foi a primeira coisa que eu fiz na escola no dia seguinte, dizendo que não gostei.
Essa é a minha história com esse jogo.

Depois das férias eu já sabia quem era Shadow e não tinha medo, aliás, eu era viciado naquela intro. Só tinha um traumazinho com a experiência, como dá pra perceber pela quantidade de detalhes que me lembro.

Agora finalmente o joguei, depois de 11 anos, nessa versão melhorada acompanhado da doce @cellerepe que me deixa sem medo de qualquer coisa. A versão Reloaded ajuda em bastante coisa, mas o jogo é basicamente tudo o que dizem só que um pouco menos pior, e absolutamente perfeito nos aspectos fora da gameplay e história. Foi uma experiência sofrível pra nós dois que vale a pena só pros fãs mais hardcore ou pros interessados nessa pérola que é 1000% produto do seu tempo, o que me faz ter um carinho enorme por uma parte dele, e isso usando saves e esse mod. Mesmo assim, valeu muito a pena pra mim.

Depois das férias veio o quinto ano, e com ele um Pedrinho sem medo de intros com violência cartunesca, pelo contrário, ele amava isso. Ele tava pronto pra pedir Shadow The Hedgehog emprestado pro amigo e finalmente ver como o jogo era fora de vídeos 240p de partes do jogo no Youtube que só o deixaram mais interessado. Ele tava pronto!

Pedro Paulo saiu da escola e nunca mais o vimos. Na época procuramos muito por ele, e até hoje amigos que mantenho contato falam sobre isso, e volta e meia procuramos por ele em redes sociais, por amigos de amigos e por aí vai. Até o telefone da casa dele tinha mudado, e ele era um cara legal demais.
Eu queria muito não ter tido medo, ter jogado e com certeza curtido, ou invés de ter passado o resto da infância inteira querendo muito jogar e vendo AMV sem parar. Queria que fosse diferente e a nossa amizade continuasse até hoje. Mas as coisas são do jeito que são, e eu não posso mudar, então obrigado por essa história, Pedrão. Não esperava que me emprestar aquele jogo fosse me jogar numa saga de mais de uma década, né? Espero que você esteja bem, e que tenha curtido o Need for Speed Underground 2 que eu troquei pelo seu Ultimate Spider-Man, que não funcionou.

Reviewed on Dec 14, 2022


6 Comments


1 year ago

adorei como esse texto é sem querer de certa maneira romântica e é um dos mais bonitos quw voce ja escreveu, deu gosto de ficar lendo, acho que ja li duas vezes kkkkkkkkk
parabens pedro paulo vc traumatizou uma criança

1 year ago

curioso você não mencionar a restrição de idade

1 year ago

Sei que você queria que não tivesse medo e ter jogado, mas jogar shadow com você pela primeira vez pra nós dois foi ótimo.
Obs: não mencionou também que quase quebrou o teclado e a mesa de tanta raiva de bugs etc, queria um texto técnico desse jogo dps e n romântico
Obrigado kkkkkkkkkkk
Não mencionei a classificação indicativa (inventada pra esse jogo) pra não dar argumentos pra Super Nanny. Eu era sensível, e ela exagerada!
Eu num sei aonde foi ótimo, foi um sofrimento que tu não aguentava mais kkkkkkk

E realmente, escrevi tudo sobre o passado mas nada sobre o contexto medicamental do presente.

1 year ago

O moleque voltou FRENÉTICO!!!!!! ❤️❤️❤️