This review contains spoilers

É um jogo fraco.

Deadlight é um jogo o qual eu joguei sua demonstração faz bastante tempo, no período do Xbox 360 ainda. Ele chamava minha atenção por causa da identidade visual e porque zumbis era algo em bastante alta naquela época.

Eu imaginava que fosse um survival horror, mas está mais para um jogo linear de plataforma 2D (ou 2.5D?) com elementos de horror e sobrevivência. Nele controlamos Randall Wayne que, aparentemente, faz parte de um pequeno grupo de sobreviventes tentando chegar a um local supostamente seguro, “safe point“, enquanto procura por sua esposa e filha que acredita que estarão por lá.

O jogo começa já com nosso meninão metendo um balaço numa mina desse grupo, Karla, porque ela aparentemente foi mordida e está pra se transformar. Do nada, outros três sobreviventes, também membros desse grupo, aparecem e discutem a situação revoltosos, um deles é irmã da recém defunta. Eles acabam por se separar e planejam se encontrar nesse safe point.

Jogo vai, jogo vem, aparece um grupo paramilitar que, aparentemente, caça outros sobreviventes e, consequentemente, caça seu companheiros. Logo nós encontramos um dos nossos companheiros morto. Sem saber onde foi parar o resto do grupo, ele vai seguindo seu caminho.

Fugindo dos zumbis ele acaba sendo salvo por um maluco chamado “Rato” e tem seus equipamentos roubados por ele. O cara coloca Randall a prova em algumas armadilhas que ele criou lá no esgoto, seu abrigo. No fim da provação ele pede para que Randall vá atrás de seu filho, que fugiu dos esgotos atrás de comida, em troca ele vai fornecer informações a respeito do paradeiro de seus outros companheiros e família. Randall vai.

Enfim, no caminho tu foge desse grupo militar que também está atrás do menino - e não é explicado exatamente o porquê -, encontra o menino e fogem juntos. Quando voltam pros esgotos, o Rato diz que escutou que seus amigos foram levados para o estádio de Seattle - poisé, esqueci de falar, o jogo se passar nessa cidade - e lá vai nosso protagonista.

Chegando lá, ele salva seu parceiro - que eu não lembro o nome -, mas ele não sabe onde está a menina - ou sabe? Não lembro também -, muito menos sua esposa e filha, então eles pegam um helicóptero que tá dando sopa por lá e vão a caminho do safe point. O parceiro acaba morrendo de alguma coisa no meio do caminho e derruba o avião. Ele morre e Randall segue.

Importante, ao longo de todo esse tempo de jogo nós temos visões em relação a nossa família que não dizem nada e ao mesmo tempo fica óbvio que ela já foi pro saco faz tempo.

Tô com preguiça de escrever: Randall é capturado; Randall foge; Randall salva a mina lá de um estupro; Randall foge com a menina; Randall é um cara gente boa; mina dá chilique; Randall lembra que se matar a mina, é quatro pra conta do pai; menina para de chilique; Randall taca a mina num barco; mina foge; Randall fica pra morrer.

Uma merda.

Reviewed on Feb 14, 2024


Comments