Minha primeira experiência com a série Yakuza.

Yakuza 0 é uma prequel que se passa nos Anos 80 e narra a história de Kazuma Kiryu e Goro Majima. A atmosfera do jogo é incrível e permite o jogador explorar os bairros Kamurochō (paródia de Kabukichō, Tóquio) e Sotenbori (paródia de Dotonbori, Osaka) com muita fidelidade pois conta com edifícios e lojas bem similares aos que existem na vida real. Não chega a ser um mapa de mundo aberto, mas o ar de cidade "viva" é presente graças á grande quantidade de side quests aleatórias, lugares pra entrar, e minigames pra passar o tempo.

A gameplay é bem interessante e conta com 3 estilos de lutas diferentes pra cada protagonista, uma árvore de habilidades pra expandir, e armas dos mais diversos tipos como tacos de beisebol, espadas, pistolas, e até PEIXES. Ás vezes eu me sentia num hack 'n' slash com a quantidade desproporcional de inimigos que surgiam de uma vez, mas não foge muito da temática exagerada do jogo.

A história, dividida em capítulos, é repleta de reviravoltas e casa muito bem o humor japonês com a seriedade de novelas policiais. Você pode testemunhar uma morte triste e dramática de um personagem e no outro segundo estar dançando graciosamente numa discoteca ou cantando Bakamitai no Karaokê da esquina.

Cada protagonista tem um business pra gerenciar e é surpreendente a quantidade de detalhes que os desenvolvedores colocaram nesse elemento, criando outros jogos completos dentro do próprio jogo. Eu particularmente viciei em ser Gerente de Cabaret e jogava por horas só esse minigame praticamente esquecendo de avançar na história principal.

É impossível não comparar esse jogo à trilogia Shenmue, da própria SEGA, porém há quem negue que é um sucessor espiritual.

Jogo maravilhoso e que merece a reputação que tem.

Reviewed on Sep 14, 2023


2 Comments


7 months ago

Estou pra começar esse a MUUUUITO TEMPO, preciso tomar vergonha na cara e parar de enrolar, parece ser O JOGO!

7 months ago

Vale a pena demais!