My Child Lebensborn é um jogo/campanha que serve para divulgar a existência das crianças nascidas pós-guerra na década de 40 que acabaram em casas de adoção por não serem da ''raça ariana''. Bastante tocante e me fez chorar no final com relatos de pessoas reais.

A gameplay pode ser descrita basicamente como uma espécie de Tamagochi onde você precisa cuidar da criança adotiva (podendo escolher entre menino e menina) alimentando-a, dando banho, vestindo, brincando, etc.

Diversos eventos ocorrem ao longo do jogo que dificultam as atividades do cotidiano, te obrigando a lidar com a situação e procurando alternativas para remediar os problemas. Enquanto ao mesmo tempo precisa trabalhar para sustentar a casa.

Muitas coisas consideradas 'gatilhos emocionais' estão presentes no jogo de forma explícita (como racismo, abusos físicos, sexuais, e psicológicos), então não é recomendado para todos.

É um jogo consideravelmente curto e contém muito texto.

Duas vezes presenciei um bug que faz os botões da tela não funcionarem, apesar de ainda assim dar feedback visual (não ''congelava'' porém ficava travado na mesma tela). Pesquisei e aparentemente ninguém teve a mesma experiência. Apenas fechando e abrindo o jogo novamente pude continuar progredindo.

Recomendo fortemente o jogo para quem não se choca facilmente, e que leiam sobre a história de Crianças Lebensborn reais após terminarem de jogar.

Que nunca esqueçamos da história deles e dos horrores do Nazifascismo e suas consequências.

Reviewed on Jan 01, 2023


3 Comments


1 year ago

Parece bem tenso. Vou jogar certeza.

1 year ago

Aguardo tua review! :)

1 year ago

Então... Eu até pretendo escrever mas minha fila de jogos tá grande né... XD

https://i.imgflip.com/77nxkn.jpg