Mais um episódio de Chris Redfield nessa aclamada série.

Resident Evil 5 é um grande upgrade do título anterior, com controles melhorados, mais possibilidades de combate, maior arsenal, e um menu de armas mais dinâmico. Tudo isso para tornar o jogo mais focado em ação que o título anterior e com apenas pequenas frações de horror.

Os mapas, apesar de serem lineares demais, mostram detalhes muito bem feitos pra diferenciar os ambientes do jogo. Temos vilas, ilhas, indústrias, navios, cavernas, sítios arqueológicos à la Indiana Jones, e até tribos indígenas. Poucos puzzles, mas nada inesperado pois isso tem se mostrado cair ao decorrer da série.

O 5 tem os piores chefões da série na minha opinião. Quase nenhum é memorável. O que me irritou bastante foram alguns chefes que não são possíveis matar naquele momento e você apenas precisa sobreviver os ataques até o tempo acabar e ativar alguma cena.

Senti falta da maleta de Resident Evil 4 onde você precisava gerenciar o espaço dos itens e quase brincava de Tetris pra poder caber mais uma erva ou munição. Por outro lado gostei dos atalhos nos direcionais pra mudar de arma sem essencialmente pausar o jogo.

Outra mudança bacana é que se você mudar seu outfit, elas também aparecem nas cutscenes. Algumas das roupas dão um ar cômico ao jogo e tiram a imersão, mas tem quem ache legal.

O melhor jeito de jogar a campanha de RE5 é no modo co-op, que funciona tanto online como em tela dividida. É possível compartilhar armas, munições, e itens de cura com seu parceiro, o que o torna totalmente cooperativo e dá aquela sensação de survival. Se não incluíssem esse modo, o jogo seria facilmente esquecível e ruim.

Há duas campanhas extras: Lost in Nightmares e Desperate Escape, que também podem ser jogadas no cooperativo. A primeira é um beijo na boca dos fãs antigos da série, focando em terror e puzzles. A segunda apenas um complemento pra história da campanha principal, diria que é mais do mesmo.

Apesar de ter sido lançado há 14 anos atrás, ainda é um jogo bonito graficamente e divertido de se jogar (co-op). E não parece que vai envelhecer tão cedo.

Reviewed on Feb 05, 2023


Comments