1 review liked by rrrt


This review contains spoilers

Esse jogo é facilmente comparável a um iceberg. Por cima, uma clássica releitura dos jogos sukoban com uma apresentação mais profunda e melodramática (como o "Voided Ending" com a Gray), e quando você acha que o jogo te supreendeu com a possibilidade de modificar a interface durante sua jornada como uma mecânica do jogo, você logo descobre que isso é só o começo, e o resto do iceberg é colossal.
Mas pra cada mistério que me interessou, um processo exaustivo de resolução o aguardava. Inicialmente, nas primeiras vezes que eu "falhei" enquanto tentava progredir nas "rotas" do jogo, a frustração era anestesiada pelo meu ímpeto em descobrir o que ocorreria se eu conseguisse realizar o que eu tinha em mente. Mas depois de mais progresso, mais puzzles "diferentes" a serem resolvidos, os erros bobos e a minha falha intuição em certos momentos, rendiam a cansativa tarefa de eu ter que refazer dezenas e dezenas de níveis (mais de uma vez), o que resultou em algumas horas um tanto frustantes.....
Devem ter andares do Void que eu provavelmente resolvi mais de 30 vezes. E mesmo assim, eu cheguei no que posso considerar o "Final Verdadeiro".
Persistência.
Além do jogo fazer um bom trabalho em deixar os puzzles "frescos" em certos pontos do jogo, Void Stranger é um ambiente cheio de coisas escondidas que em junção ao fato de que normalmente, os jogadores terão que refazer certos níveis diversas vezes, após um tempo você começa a perceber coisas que poderia fazer para resolvê-los de maneira ainda mais eficiente e até facilitar sua própria jornada, fazendo com que ao final do jogo, eu pudesse adquirir uma visão completamente diferente das mecânicas mesmo tendo resolvidos certos puzzles dezenas de vezes. A repetição se tornou um elemento essencial e único pra minha experiência, não só ao resolver os puzzles, mas para descobrir os segredos que perduram o mundo deste jogo.
Persistência. Void Stranger além de unir puzzles sukoban exploração (e investigação?), trata de diversos temas que persistem durante suas campanhas e o mundo criado. Por exemplo, a relação de alguns lordes com Add me lembra muito uma relação de admiração ao criador, a busca por reconhecimento e validação, e esse afeto parentesco que também é abordado entre Gray e Lillie, ambos lordes e a Lillie possuem essa figura "molde" foi embora e eles nunca tiveram todas as respostas. O jogador passa o jogo inteiro persistindo em fazer os mesmos puzzles de novo e de novo, Gray persiste o Vazio para encontrar Lilith, Lillie persiste o Vazio e encontra sua mãe, Cif persiste o Vazio para encontrar sua irmã, o jogador persiste o Vazio para compreender as mensagens deixadas por Add.

jogao legal, lindo e honesto em sua forma, muitos momentos da narrativa se dão por cenas mais confortáveis, uma abordagem que até lembra a comicidade de um anime. Apesar dos elementos repetitivos demorarem para tomar forma e alcançar seu objetivo pra mim, esse é um jogo que com certeza teve muito carinho envolvido, fiquei feliz de poder ter jogado =)