"Once you’re at rock bottom, the only way forward is up. But the bottom doesn’t have to be all dark and gloomy. If you can stand and look up, you’ll see the light of hope there"

Yakuza: Like A Dragon não é apenas um Yakuza de turno, ele é um JRPG em cada característica de sua essência. Se você é fã desse gênero, aproveite essa experiencia mágica.

Uma das maiores homenagens a um gênero de videogame que já vi, a maneira que o Ichiban é e referencia um herói de RPG, a construção das dungeons, os Drinks Links (tal qual os Social Links de Persona), sistema de classes como Final Fantasy antigos, a Sujidex, e outros. Ele é tão inteligente como homenagem que ele referencia não apenas no humor, mas na própria progressão, o Ichiban vive uma jornada do herói, seus maiores inimigos controlam o poder de maneira metafórica ao gênero, e muitas outras simbologias, da qual esse jogo é rico.
Sua narrativa é TÃO RICA, apesar de sua primeira metade não ser tão engajante quanto a do 0, eu admiro a progressão e escala dos acontecimentos, tudo tem seu devido tempo de desenvolvimento, com um ótimo pacing. A politica geral de Yokohama com a "guerra fria" dos grupos que a lideram, e toda a discussão de membro na sociedade são muito boas, e PRINCIPALMENTE seu climax, a simbologia dos armários e das duas metades, eu chorei... E o que carrega muito dessa experiencia são seus personagens, incríveis tanto individualmente, com um crescimento tanto no plot principal quanto nos DL, quanto em grupo, a interação geral é tão divertida, humana, que te faz sentir falta ao terminar.
E claro, uma das gameplays mais divertidas de seu meio, visualmente maluco e único vindo das loucuras do Ichiban, e na jogabilidade misturando tantas mecânicas diferentes, a movimentação tal qual um tático, interativo tal qual um action, e características gerais antigas e atuais, como classes, golpes em conjunto, e tudo isso ainda mantendo a personalidade da franquia em cada característica. Tem um excelente balanceamento, desafiador e renovador sempre que necessário.

No fim, uma das experiencias mais valiosas que já tive com o gênero e videogame no geral, Like a Dragon está no meu coração.

Reviewed on Mar 01, 2024


2 Comments


2 months ago

Preciso jogar ele logo, já tô com todos os Yakuza na minha biblioteca, com exceção do Gaiden e o Infinite Wealth. Vou começar o 0 assim que possível, quero muito acompanhar essa saga.

2 months ago

@Gaimm_ eu quero muito jogar o infinity wealth, mas tá caro, ai é foda.
é top franquias que já joguei, o 7 principalmente, é surreal