Reviews from

in the past


No words can really describe how much this game blows in comparison to the first game...or just as a game in general.
Somehow, for being a sequel, DeRQ2 does everything worse and feels less polished than its predecessor. Every "plot twist" had me rolling my eyes wondering how they got from the first game to here.

They can barely even get the yuri right so it's not even something I can salvage from this mess...

A very bizarre game constantly jumping between tones with an incredibly unique combat system mixed with a horror visual novel. I don't think it all comes together perfectly but an incredible breath of fresh air and full of interesting ideas.

very underwhelming nice art style.

Sequência direta do primeiro jogo, sendo um JRPG/visual novel da mesma forma; dessa vez o que vale citar de relevante é a nova abordagem na história e algumas alterações no gameplay.

Começando pelo primeiro ponto, agora temos uma única protagonista chamada de Mai Toyama, uma estudante que sofreu abusos do pai alcólatra; certo dia, ela acabou matando o sujeito e foi mandada para um orfanato sobre uma região estranha. Chegando no local, ela descobre que esse orfanato funcionava como uma escola exclusivamente para garotas, mas havia boatos de alunas desaparecidas e ainda por cima uma religião oculta sendo praticada nas redondezas, então já sabe né.

Nossa Mai conhecerá 2 companheiras que serão suas aliadas até o final da aventura, sendo Rotten Dollhart e Liliana Pinnata e o game novamente é dividido em dois segmentos; durante o dia vamos interagir com diversas estudantes da academia, enquanto a noite sairemos na cidade, enfrentando monstros e descobrindo mistérios envolvendo aquela região.

Vale citar que o jogo ficou bem mais sério em comparação ao primeiro título, dessa vez o clima, a trilha sonora e até mesmo a arte das personagens é mais maduro, rola muitas tragédias durante a jornada e as Death Ends sendo o carimbo da franquia estão ainda mais chocantes.

O sistema de combate se manteve o mesmo com quase nenhuma novidade, os Knockbacks estão de volta e agora existe uma versão mais poderosa, as Field Bugs recebeu um balanceamento e aquelas transformações supremas de personagens chamadas de Glich Modes estão da mesma forma; sistema de classe seguindo aquele esquema de pedra-papel-tesoura foi mantido e retiraram aqueles poderes especiais do Arata, assim como as invocações de chefes derrotados. A exploração em formato corredor foi melhorado, assim como a movimentação de personagem.

Eu sinceramente gostei bastante do roteiro do game, é aquele tipo de conto que faz você analisar toda a história, inteiramente, até mesmo juntando pontos com o primeiro Death end re;Quest; fora que existe conteúdo exclusivo no new game+ envolvendo a Lydia. Adorei as interações da Mai toda carrancuda lindando com a adorável Rottie e os plot twists no final foram blow mind total.

Por fim senhores, esse título era o que eu esperava do primeiro jogo e felizmente conseguiu entregar o que eu ansiava, no entanto, com o sistema batalha inalterado, sem falar na alta reciclagem de skills, fizeram minha experiência com o segundo game ser uma montanha russa de ritmos; eu precisava passar pelo gameplay para me imergir novamente nos trechos de visual novel, mas ainda sim.. gostei pakas do jogo como inteiro, levei 25 horas pra alcançar o final EX.

Ps: Mai > Shina

This review contains spoilers

Como um fã da franquia e alguém que jogou e platinou os dois games (não foi muito difícil, apenas cansativo), me vejo na obrigação de dar opinião sobre o jogo. Só dou positivo pelo predecessor ser um dos meus JRPG's favoritos e no geral muito bom, o que contribuiu pra querer jogar e descobrir a história do 2.

Em resumo, DERQ2 (Death End Re;Quest 2) é muito inferior ao 1 por vários motivos:

História - Com um universo focado na Mai, a nova personagem principal, toda a história e os eventos que acontecem (principalmente os sub-eventos) são fracos e não impactam metade dos que tiveram no jogo anterior. No começo, e até o fim da primeira run, há interesse suficiente pra continuar jogando, mas no início do NG+ que é basicamente IGUAL a primeira gameplay, salvo apenas por algumas cutscenes novas no fim de cada capítulo até o fim do game. Todos os eventos e a EX Ending (que é obtida ao alcançar o True Ending no NG+) deixam uma abertura enorme e muitas perguntas sem respostas pra um futuro DERQ3, e considerando o 2 no geral, não deixa um gosto agradável na boca para a espera de um futuro próximo jogo.

Combate - O primeiro jogo conta com vários mini-modos de combate que promovem variedade e diversão ao longo de toda gameplay, o que não acontece no segundo. O sistema de Flash Drive permanece junto do sistema de Field Bugs, mas os bugs quase nunca oferecem debuff ou perigo pros personagens (como foi no anterior) e as lutas consistem em spammar as skills mais fortes e geralmente com maior AoE (Rottie substituiu bem a Lily com seu Vizstar Sauza). Na Pain Area é onde isso fica mais aparente, com 5 andares onde têm luta após luta e mesmo com lv300+ e status entre 600 e 800, alguns inimigos são difíceis de derrotar independente da dificuldade, não por serem complexos, mas por abusarem de status altos, e mesmo assim é sempre a mesma coisa de qualquer outra luta.

Geral - O design continua basicamente o mesmo, mas no geral o jogo parece um produto que foi lançado as pressas no mínimo, uma tentativa de continuar o sucesso do primeiro que foi um fracasso na minha opinião. Apesar de tudo, tem seus momentos de diversão, suspense e drama. Pra fãs de JRPG e fãs de DERQ no geral, vale a pena jogar, mas não esperem tanta emoção e inovação quanto no primeiro. Joguem com expectativas medianas para um jogo mediano. Não vou falar mais pois qualquer coisa além seriam spoilers do fim do jogo e do NG+.

Nota Final: 3/5


Compared to the original this is terrible, I still hope it gets a third game to finish the story but man....

Worse(or at least more confusing) story and characters compared to the original, but more than makes up for it with the variety in combat that allows more creativity and skill expression. Enemies in the late game still tend to be a bit too tanky but that's no longer the sole source of difficulty and the vast majority of them don't spam heals. The super knockback mechanic is fantastic.
Oddly enough, some complaints about the 'low budget' feeling from the first remain, notably the lack of sound effects during the Glitch attacks(is this intentional, because, ya know, glitch? It comes off as cheap, regardless.) and lack of variety in character and background animations during the VN portion. All in all, it's a sizeable improvement in gameplay and a small downgrade as a VN, so a small improvement from the first overall.

THERE ARE LESBIANSSS THIS IS PEEEEEEEEAK

im not even gonna lie i dont remember playing this game but I did