Reviews from

in the past


Much better than I expected it to be! The pixel art is just lovely <3
As a person who doesn't play a lot of metroidvanias, this one definitely made me want to try more of them! (if not for the fact that I figured out how to use the map only 26% in, but that's just me being stoopid)

The factg that this game doesn't come up as much when talking about metroidvanias is criminal. One of the best ever made, my personal top5.

Reading some criticism of Amazing Mirror online, here’s what I consider to be helpful tips.

Left trigger returns the player to the central hub.
Right trigger can be used to call the other kirby/players over.
There is a map hidden in the start screen, you need to hit select to find it.

My experience with AM is playing it online with 3 other players, I’ve heard 4 players slows the game down and I can’t imagine a single player play through.

Amazing Mirror is like a Metroidvania, with friends you can easily cover ground, split your resources to finding alternate routes requiring specific powers (Fire for Breakable Blocks, Hammer, etc) and using the phone system to regroup with ease - however the phones do require power.

It’s an enjoyable game, somewhat shallow at times as you retrace ground for the nth time and memorable moments do occur but can’t be placed as specifically as “world 8, stage 3”. I’d almost like to see a remix that adjusts Amazing Mirror to a traditional Kirby side scroller.

Hoje (dia 15 de Abril) faz 20 anos que Kirby & The Amazing Mirror foi lançado, não acredito que faz tanto tempo assim, não é apenas um dos meus Kirbys favoritos como o meu Metroidvania favorito, foi o jogo que fez eu entrar nesse gênero. Lembro que foi um dos primeiros jogos que joguei em emulador, Amazing Mirror é um daqueles jogos que eu zero pelo menos uma vez por ano de tão importante que é para mim.

Os gráficos são lindíssimos, eu acho a Pixel Art desse jogo tão mas tão bonita, com certeza é um dos mais bonitos do GBA e envelheceu que nem vinho, ainda sendo muito bonito para os dias de hoje. Cada cenário e Background é bem bonito e distinto e os personagens estão muito bem feitos.

A história é bem simples como qualquer jogo do Kirby, em Dream Land existe o Mundo dos Espelhos que é um mundo onde qualquer desejo refletido no espelho se tornará realidade, porém um dia o espelho estava diferente refletindo apenas coisas negativas, então Meta Knight vai lá ver o que está acontecendo. Enquanto isso o Kirby está fazendo absolutamente nada até que aparece o Dark Meta Knight e corta o Kirby, se dividindo em 4 Kirbys com cores diferentes, depois Meta Knight e Dark Meta Knight se enfrentam porém a versão Edgy ganha do Meta Knight e aprisiona ele no Espelho Dimensional, como se já não bastasse isso o Meta Knight Edgy quebra o espelho, espalhando os pedaços do espelho em 8 áreas do Mundo dos Espelhos e agora os 4 Kirbys terão que salvar a porra toda.

Como eu disse antes esse jogo é um Metroidvania, ou seja é um jogo de plataforma com exploração mas ao contrário dos outros jogos do gênero esse aqui não possui upgrades obrigatórios para desbloquear novas áreas, o Kirby já vem 100% mas não quer dizer que não existem colecionáveis, inclusive tem um que é BEM importante, falo disso depois... O jogo começa em uma espécie de Hub World, no início apenas uma área estará disponível, conforme você vai jogando irá ver que existem botões gigantes, quando apertados eles irão desbloquear um atalho da área que você está no momento no Hub World.

Falando nas áreas, existem 9 delas sendo:
1- Rainbow Route
2- Moonlight Mansion
3- Cabbage Cavern
4- Mustard Mountain
5- Carrot Castle
6- Olive Ocean
7- Peppermint Palace
8- Radish Ruins
9- Candy Constelation

Com a excessão da primeira área, todas as outras possui um chefe, derrotando ele um pedaço do espelho será restaurado. Sendo a primeira tentativa de um Metroidvania eu acho essas áreas bem criativas e únicas, existem lugares que são mansões, palácios de gelo, espaço, ruínas, castelo, florestas e etc.

Você não estará sozinho, diferente de todos os Metroidvania esse jogo possui multiplayer! Quando está no single player os 3 Kirbys serão CPU e sendo bem sincero a inteligência deles é meio questionável, eles não atacam muito, não entendem na hora o que é um Puzzle e podem roubar sua habilidade, você pode encontrar com eles durante a jogatina ou poderá usar o Celular, o celular é uma mecânica que além de permitir que você volte para o Hub World também podem chamar os seus companheiros, é bem útil porque eles sempre irão curar você quando são chamados mas cuidado com a bateria, não desperdice ela.

Apesar da CPU ser ruim ainda é possível jogar com mais 3 amigos mas eu nunca consegui jogar em multiplayer então não vou falar dele :(

Agora sobre o mapa, pause o jogo e depois aperte o botão de Select para ver o mapa, aí você vê... Hã? Uns quadradinhos pequenos e um Kirby no meio do nada? Pois é aí que vem a maior crítica dos jogadores, o mapa é um colecionável e se você tentar acessar o mapa da área antes de pegar o mapa você irá ver uma versão extremamente capada, incompleta e confusa, para pegar o mapa específico terá que explorar a área aí sim que você verá todo o potencial do mapa, completinho e nada confuso só que o jogo não fala em nenhum momento aonde que está o verdadeiro mapa. Eu vou ser bem sincero que nunca notei isso e nunca me incomodou, só percebi depois que meu amigo reclamou disso.

Além do mapa existem outros colecionáveis,  todos eles estão dentro de baús pequenos e grandes. Os baús pequenos podem dar comida, spray para mudar a cor do Kirby, 1-Up, bateria pro celular e músicas pro Sound Player. Já os baús grandes dão 1 barra de vida e o mapa da área, se quiser fazer o 100% terá que pegar todos eles, para saber se pegou tudo bastar ver o mapa e se todos os quadrados estiverem amarelo e brilhando.

Gosto muito do Level Design, ele usa as habilidades de cópia do Kirby para várias ocasiões, desde Puzzles, saídas secretas e blocos específicos. As fases são criativas e não são repetitivas, cada área sempre tem uma mecânica específica, inclusive tem lugares que os 4 Kirbys precisam estar disponíveis. Quando estiver com o mapa completo será uma delícia explorar o Mundo dos Espelhos (e sem também se for fã fanático que nem eu).

Existem algumas partes que você verá um espelho grande com uma estrela, não são o obrigatórias mas é um minigame chamado Goal Game, é útil para pegar bastante vida enquanto desvia de blocos que te deixam paralisado.

As Habilidades de Cópia estão parecidas com o Super Star porque a maioria delas possui um moveset próprio com comandos diferentes, além das clássicas temos algumas novas:
1-Missile: voa como um míssil e destrói blocos cinzas.
2-Cupid: transforma o Kirby em um cupido assim ele voará e irá atirar flechas do amor.
3-Magic: é uma roleta de cartas que terão efeitos diferentes.
4-Mini: o Kirby fica pequeno, ele pode entrar em lugares minúsculos.
5-Master: a versão suprema da espada, resolve todos os puzzles, disponível depois de completar o jogo.
6-Smash: o Kirby com o moveset do Super Smash Bros! (além da habilidade o Master Hand e Crazy Hand estão no jogo)

Há muitos inimigos, Mini Chefes e Chefes, todos eles são bem legais e criativos, principalmente os chefes que são sempre um brilho dos jogos do Kirby. Os Mini Chefes quando são derrotados você poderá sugar eles para pegar o poder dele, já os chefes são diferentes, eles são os "protetores dos pedaços do espelho quebrado". Se você fez o 100% do jogo irá desbloquear o Boss Endurance que é o modo Boss Rush, bastante parecido com a Arena dos outros jogos, a ordem das batalhas são aleatórias com excessão dos últimos e você não poderá recuperar tanta vida.

A trilha sonora é mágica, me dá uma sensação de nostalgia e saudades da época que eu não sabia nada do jogo, não é a melhor trilha sonora da série mas é muito boa. Minhas músicas favoritas são:
-Rainbow Route
-Cabbage Cavern
-Radish Ruins
-Candy Constelation
-Boss Battle
-Dark Meta Knight Battle
-Dark Mind's Second Form

E para finalizar os Minigames, além da campanha principal existem três minigames opcionais para se divertir sozinho ou com os amigos:
1-Speed Eaters: quando a bandeja abrir, terá que sugar a maçã mais rápido o possível!
2-Crackity Hack: destruir uma rocha apertando o botão na hora certa várias vezes.
3-Kirby Wave Ride: uma corrida estilo surf.

Kirby & The Amazing Mirror apesar de ter defeitos como qualquer jogo eu não consigo não amar, como eu disse foi o meu primeiro Metroidvania e gosto muito dele, ele sempre terá um lugar especial no meu coração, meu maior sonho para Kirby é ter uma continuação estilo Metroidvania, para mim esse gênero combina muito com Kirby, pega o Amazing Mirror e expande ele, torço muito que isso aconteça algum dia.

Not much to say other than POYO. Simple in design, but it's a Kirby game so it's going to be fun.


I was binging a bunch of Metroidvanias so when I started this game I got tired of it real quick. But I liked what I played. I'm glad they actually did something different with the franchise.

if you love metroidvanias, you'll love this game. it's totally a metroidvania too

(source: trust me bro)

I usually like Metroidvanias and Kirby games, but this particular game is very frustrating to get through! I get lost all the time and it is not fun trying to remember where I was. It is unfortunate because Kirby games are some of my favorite games!

another game that I forgot to rate before I got this account back lmao
Honestly I don't remember the game very well and I don't feel like playing it again, but what I do take away is that this game... sucks.
It's not horrible or anything, in fact Kirby Metroidvania sounded good, but the execution is so bad that it is tedious and you get tired, which was in my case where I abandoned the game because of how tedious and boring it was.
If you are a fan of metroidvanias, there are better options than this game. The only good thing it has apart from the music is how the AI ​​of the recolored Kirbys kills itself xd

This game had the most adorable characters and loved the part that there were four different color kirbies. The bosses were also adorable and the overall game was quite addictive.

Uma mancha feia na franquia do Kirby...

It's...a maze alright. Feels interesting because it almost feels like I'm playing the GBA Castlevania games but Kirby instead (without obv all the JRPG elements).

Also the game plays like Nightmare in Dreamland, so it's already a game I enjoy it so much in any case.

They really added Smash Kirby to this game! And by that I mean that Kirby has never felt as powerless and lame as he does here.
He always loses the copied ability when gets hit, 90% of the copy abilities are unrelliable or hit like a noodle, and enemies with much better range and positioning will make sure that traversing the world is going to be as annoying as possible. The 3 NPC Kirbys are also useless.
Only finished this one because I'm trying to complete all the Main Line kirby games.

Kirby Metroidvania was a charming idea but I found the need to go recollect power ups greatly reduced the feeling of swashbuckling exploration.

The Kirby draw is still here but its unique quirks bring it down a notch.

Played this with some friends via the Nintendo Switch GBA app. Until giving it a go, I was completely unaware that there was a Kirby game this open-ended & nonlinear. And to be honest, I'm not sure I like it was much as other Kirby stuff I've played. It's not bad --- far from it. But it took me a few play sessions to finally gel with the approach it was taking. Still decent nevertheless.

I’m not usually a fan of Metroidvanias but this one was pretty fun.

one of the best kirby games and i am NOT joking. if you're even kinda a fan of metroidvanias and you love kirby this game is an absolute must. just don't go for 100%, my soul hurts

eu passo raiva com os bots

Achieved 100% on my save file. Did not clear Boss Endurance. It was a fun time, but I do not plan to this return to this game.


Best Kirby game, hands down. Tough as nails and very fun in co-op.

Pretty great time all around.
As a metroidvania its prob not that good, but I don't like them except for Metroid, so this ended up being a great time for me.
Very simple for one, but that's what Kirby's about so it lands, and the ability to call 3 other ones at any time works really well.

Between this and Great Cave Offensive, I feel like open-ended gameplay just doesn't really fit Kirby. I could be wrong (Hell, I argued for years that an open-world Sonic game couldn't work before Frontiers became my favorite game in the series), but I've yet to see the concept done in a way that isn't tedious and/or confusing to navigate.